05 JUL 2023
CONTROLADORIA
Prefeitura realiza a 1ª Conferência Municipal de Saneamento Básico em Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Controladoria-Geral do Município e da empresa de Consultoria Especializada em Saneamento, Serenco, realizou ontem (4/7), a 1ª Conferência Municipal de Saneamento Básico.

O evento tratou de questões referentes às prestações dos serviços que englobam os 04 pilares do saneamento básico, sendo eles: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, drenagem pluvial e manejo dos resíduos sólidos, domiciliares urbanos e rurais, e da limpeza urbana, a conferência, que é a primeira realizada, possibilitou a participação da sociedade na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB, que será discutido e aprovado em uma segunda conferência, na oportunidade também foi apresentado o prévio diagnóstico realizado pela equipe técnica dos sistemas de saneamento existentes atualmente no município.

Estavam presentes no evento a vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, o Controlador Geral do Município, Diôgo Andrade Vieira, o assessor Especial de Governo, Dr. Fernando Henrique Costa de Oliveira e o representante da Consultora contratada (Serenco), Bruno Abreu.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, comentou sobre a oportunidade “buscamos o melhor saneamento básico para a população. Queremos um tratamento de água de qualidade, que todos os bairros tenham acesso a água potável, para isso, vamos procurar uma empresa que respeite a cidade e os cidadãos, para que todos tenham um serviço de saneamento básico de excelência.”, afirmou.

O controlador Geral do Município, Diôgo Andrade Vieira, esclareceu que o objetivo da Conferência é “exibir para toda a comunidade a real situação da prestação de serviços de saneamento básico oferecido pelos atuais prestadores de serviços  e também para receber e acolher todas as contribuições, sugestões e reclamações dos moradores da cidade, que serão analisadas pelos técnicos da empresa de consultoria e da prefeitura, e, se pertinentes, farão parte integrantes do plano final do saneamento”, pontuou.

O assessor Especial de Governo, Dr. Fernando Henrique Costa de Oliveira, esclareceu sobre a ação. “Realizamos essa reunião em busca de atender melhor a população, para que todos tenham acesso a água e um melhor saneamento básico. Visamos que todos os bairros tenham o melhor tratamento e, principalmente, recebam água.”, argumentou.

O representante da Consultora contratada (Serenco), Bruno Abreu, explicou sobre o plano de ação. “O projeto busca atender a comunidade divinopolitana com respeito, para que todos tenham a oportunidade de receber um saneamento básico de qualidade.”, ressaltou.

O representante da Serenco, Bruno Abreu, seguiu com a apresentação dos estudos já realizados e farão parte do plano municipal de saneamento básico de Divinópolis. Logo após a exposição dos trabalhos, foi aberto um momento para os inscritos tirarem dúvidas e proporem ideias, garantindo, pois, a ampla participação da população.

Ao final, foi esclarecido pelo Controlador Geral do Município, que os todos  cidadãos que pretendem contribuir para a elaboração do PMSB, com questionamentos, sugestões e reclamações sobre os serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, drenagem pluvial e manejo de resíduos sólidos, poderão, até dia 14 de julho de 2023, participar por meio dos e-mails ouvidoria@divinopolis.mg.gov.br, controladoriapmdivi@gmail.com, pelo link da ouvidoria municipal do site da prefeitura ou pelos contatos (37) 3229-8110, (37) 3229-8105 e WhatsApp (37) 99181-1234.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024