05 JUL 2023
Prefeitura realiza 14ª Conferência de Assistência Social
O Conselho Municipal de Assistência Social, apoiado pela Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), está realizando hoje (5/7), de 8 às 17h, no Centro Espírita Jesus de Nazaré, a abertura da 14ª Conferência de Assistência Social com o tema “Reconstrução do suas: o suas que temos e o suas que queremos”.

As conferências de assistência social são instâncias deliberativas que têm como atribuições desde a verificação e avaliação política social até a definição de diretrizes para o aperfeiçoamento e o desafio constante de consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A conferência foi precedida de seis pré-conferências, realizadas nas regiões dos Cras, que discutiram os cinco eixos propostos:
Eixo 1 – Financiamento – Pré Conferência da Região Sudoeste,
Eixo 2 - Controle Social – Pré Conferência da Região Nordeste,
Eixo 3 – Articulação Entre Os Segmentos - Pré Conferência da Região Sudoeste,
Eixo 4 – Serviços, Programas E Projetos: Duas Pré Conferências da Região Noroeste
Eixo 5 – Benefício E Transferência De Renda: Pré Conferência da Região Sudoeste II.

Antes do início da conferência, aconteceu uma apresentação cultural do coral do Serviço Municipal de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Idosos (SCFV), executado pela Associação Imaculada do Espírito Santo.

A presidente do conselho municipal de assistência social, Miriam Ferreira, agradeceu a todos pela presença e falou sobre a responsabilidade do conselho para a população. “Agradeço a todos pela presença, agradeço a todos que trabalham para o Suas e com o Suas, trabalhamos com responsabilidade e ficamos sempre atentos as ações que exercemos para fazer tudo com excelência e compromisso com a população’’ disse.

O assessor especial do governo, Fernando Henrique, falou sobre a importância da conferência e o apoio da assistência social. “É muito importante a realização deste evento, ações que são executadas daqui para o estado e depois para o nacional. O objetivo principal do plano de governo, é levar dignidade para o povo e isso não seria possível se não tivéssemos a contribuição e ajuda da assistência social que é extremamente importante para o nosso município’’ completou.

A secretaria municipal de assistência social, Juliana Coelho, falou sobre o compromisso da gestão com a assistência social. “Tempos atrás tínhamos pouco menos de 1% de financiamento para a assistência social, hoje estamos chegando a 3%, graças ao apoio da atual gestão que assumiu o compromisso com a população e abraçou esta causa tão importante, agradeço muito pelo apoio e continuaremos a trabalhar juntos” disse.

A vice-prefeita e secretaria de governo, Janete Aparecida, agradeceu o compromisso e apoio da assistência social com o município. “Agradeço imensamente o apoio da assistência social com o nosso município, que assume o compromisso e garante política pública através de diversas entidades, fazendo chegar recursos aos que tem menos condição, vocês são os nossos braços, parabéns pelo trabalho das diversas entidades aqui presentes e vamos juntos priorizar e sempre ter o olhar para a população menos favorecida, para viver com dignidade e igualdade com os demais” concluiu.

A condução dos trabalhos, bem como a determinação da leitura do regimento interno desta conferência e consequente aprovação, foi realizada pela servidora da política de assistência social e primeira secretária do conselho municipal de assistência social, Sirleia Moreira Tavares.

Também estiveram presentes no evento: a assessora do deputado estadual Eduardo Azevedo, Patrícia Pedrosa, assessora do deputado federal Domingos Savio, Fabiana, assessoras da deputada estadual Lohanna França, Bruna Rocha e Sarah Rodrigues e assessora do senador Cleitinho, Nara Moreira.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024