Espaço moderno acolherá cães e gatos resgatados e fortalece a política pública de proteção animal
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Cuidado Animal (Semac), inaugurou oficialmente, nesta segunda-feira (30/06), o novo Centro de Acolhimento Transitório e Adoção (CATA). A estrutura é voltada ao acolhimento temporário, tratamento e reabilitação de cães e gatos em situação de risco. A entrega do espaço integra o calendário comemorativo pelos 113 anos da cidade e marca um importante avanço nas políticas públicas de bem-estar animal do município.
A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito, Gleidson Azevedo; do secretário municipal de Meio Ambiente e Cuidado Animal, Danilo Teixeira Moraes; do secretário municipal de Fiscalização Urbana e Patrimônio, Marco Túlio Silva Santos; do promotor de Justiça, Dr. Alessandro Garcia Silva; do presidente da Associação Regional de Proteção Animal (ARPA), Capitão José Fernandes de Paula; da presidente da Sociedade Protetora dos Animais de Divinópolis (SPAD), Paula Nunes; além dos vereadores Flávio Marra, Matheus Dias, Walmir Ribeiro e Wellington Well; a diretora de cuidado animal, Romilda Azevedo; e a diretora de meio ambiente, Valdirene Gomes da Silva. Também participaram a assessora do senador Cleitinho Azevedo, Nara Paula; a representante da APAC, Luciene Coelho Xavier; e representantes da Polícia Militar de Meio Ambiente e do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sargento Elias e capitão Antônio Vaz, respectivamente.
Viabilizado por meio de parceria entre o Ministério Público e a ARPA, o CATA não é um abrigo convencional, mas um centro de atendimento com foco na reabilitação e adoção responsável de animais resgatados. O espaço passou por melhorias estruturais, incluindo a troca do telhado, viabilizada por emenda parlamentar do vereador Flávio Marra. A estrutura conta com canis e gatis com solários, bloco cirúrgico, ambulatório, sala de esterilização, sala de banho e tosa, área de soltura, recepção e setores administrativos.
O prefeito Gleidson Azevedo agradeceu aos envolvidos na concretização do projeto. “Hoje realizamos o sonho de dar mais dignidade aos nossos animais. Se essa causa começa a ganhar fôlego, é graças ao trabalho dos servidores, da ARPA, da SPAD e ao empenho do vereador Flávio Marra”, enfatizou.
A capacidade de acolhimento será ajustada conforme a demanda e o perfil dos animais atendidos, priorizando os casos mais críticos. A equipe do CATA é composta por médicos veterinários, fiscais de maus-tratos, servidores administrativos e profissionais de apoio.
Além das castrações com acompanhamento pós-operatório, o centro oferecerá atendimentos ambulatoriais e pequenos procedimentos em animais que se enquadrarem nos critérios técnicos da Semac. A atuação será integrada a organizações não governamentais e ao Corpo de Bombeiros. “A causa animal é prioridade para todos nós. Essa estrutura representa o cuidado de Divinópolis com seus animais. Mas é importante ressaltar: o CATA não é um local para entregas voluntárias. É uma resposta a casos de maus-tratos e abandono. Nossa missão é reabilitar, tratar e incentivar a adoção consciente”, ressaltou o secretário Danilo Teixeira Moraes.
Conhecido por representar a causa animal, o vereador Flávio Marra elogiou o novo espaço. “A causa animal nunca teve tantas melhorias nem esteve tão em evidência em nossa cidade como está hoje. Temos que unir forças, não só entre os gestores, mas com a comunidade também”, afirmou.
A Prefeitura de Divinópolis reforça que o CATA será um instrumento fundamental no enfrentamento ao abandono de animais e contribuirá para a construção de uma cultura de guarda responsável, representando o início de uma nova era na política de proteção animal da cidade.