A Prefeitura Municipal de Divinópolis, por meio do Procon, orienta os consumidores para as novas regras do PIX que passam a vigorar a partir de amanhã, 01/11. As mudanças realizadas pelo Banco Central envolvem novos mecanismos de segurança que afetarão a maneira como o serviço de pagamento instantâneo é realizado, a fim de evitar golpes e fraudes. A seguir destacamos o que muda com as novas regras:
- Novos limites:
Será limitado ao valor de R$ 200,00 o valor das transferências realizadas em um novo dispositivo. Também ficará restrito ao valor de R$ 1.000,00 o total diário dos envios a partir de celulares e computadores não cadastrados nos bancos.
- Movimentações maiores:
Para movimentações maiores será necessário cadastrar aparelhos celulares e ou computadores que ainda sejam desconhecidos pelo sistema bancário, não havendo alteração para os dispositivos que já foram cadastrados para transferências via Pix.
- Alterações para os bancos:
Além das mudanças propostas para os consumidores, as instituições financeiras também terão que melhorar as tecnologias de segurança: deverão adotar soluções de gerenciamento de fraude capazes de identificar transações atípicas ou incompatíveis com o perfil do cliente; informar aos consumidores, em canal eletrônico de amplo acesso, os cuidados necessários para evitar fraudes; e verificar, pelo menos a cada seis meses se os clientes tem marcações de fraude no sistema do Banco Central.
Em caso de dúvidas, o Procon está à disposição em nossos canais digitais
(whatsapp: 3229-6550) ou (
e-mailprocondivinopolis@gmail.com) ou ainda presencialmente no CAC, localizado na Av. Getúlio Vargas, nº 121, Centro.