Ações contemplam praças já inauguradas e novos espaços esportivos, reforçando o compromisso com sustentabilidade, melhoria do microclima e valorização das áreas públicas.
Desenvolver um espaço público agradável e valorizado é uma tarefa de extrema importância para a gestão municipal, pensando nisso, a Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Cuidado Animal (Semac), segue realizando o plantio de mudas, em uma ação em parceria da Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop) e que integra uma série de plantios promovidos em praças esportivas do município.
A iniciativa simboliza o compromisso com a sustentabilidade, qualidade ambiental e o fortalecimento dos espaços esportivos do município como cenários de convivência e bem-estar destinados à população, sem deixar de lado o processo da arborização urbana como principal protagonista para um ambiente mais saudável, acolhedor à comunidade e voltado à melhoria do microclima.
Nas praças esportivas que ainda serão inauguradas, o plantio já foi realizado, englobando as dos bairros Davanuze, com sessenta mudas, Jardim Candidés, com trinta e a do Belo Vale, com quinze. Nessas localidades foram inseridas espécies como Ipês, Jacarandá-mimoso e Quaresmeira, como estratégia para a ampliação da diversidade arbórea, assim como para a promoção das floradas que futuramente embelezarão os locais.
Também foram contempladas com a ação, as praças já inauguradas dos bairros Belvedere I, com o plantio de dez mudas, a do São Sebastião com vinte e cinco, e a do São José, Elizeu Zica, com cinco, todas recebendo espécies de Resedá, uma planta ornamental diretamente utilizada na arborazação de carater urbano.
Durante as próximas semanas, outras praças esportivas receberão as mudas, incluindo os bairros Vila das Roseiras e Dona Rosa, com cinquenta árvores cada uma, Jardinópolis, com dez unidades e Icaraí, fechando com vinte a ação que busca maior qualidade ambiental.
Os plantios seguem sendo executados no período chuvoso, metodo tecnicamente recomendado para o estabelecimento das mudas, como explica a gerente de regularização ambiental, Ana Carolina Mello. “A maior disponibilidade hídrica no solo reduz o estresse pós-plantio, favorece o enraizamento, aumenta a taxa de sobrevivência das espécies e diminui a necessidade de irrigação complementar, garantindo maior eficiência no processo de arborização”.
A Prefeitura de Divinópolis e a Semac seguem investindo na ampliação da área verde do município, com continuidade das atividades de plantio de mudas pelas praças da cidade, contribuindo para a qualidade ambiental, o conforto e a valorização dos espaços públicos, ressaltando que a iniciativa só será 100% concluída com o apoio das comunidades na proteção das mudas.