A Prefeitura de Divinópolis, por meio do Procon, informa que, com a aproximação do Dia das Mães, é importante que os consumidores tenham ciência sobre certos cuidados na hora de presentear. Apesar do caráter afetivo da data, o órgão orienta que as pessoas evitem compras por impulso e atentem-se ao impacto que as despesas podem ter no orçamento familiar.
Trocas não são obrigatórias
Um dos principais pontos destacados é a política de troca dos produtos. O Procon reforça que, ao realizar a compra, é essencial verificar quais são as regras estabelecidas pela empresa, já que trocas por motivo de cor, tamanho ou modelo não são obrigatórias por lei. Cada loja pode definir critérios próprios para esse tipo de procedimento.
Fique atento às condições de pagamento
O órgão orienta ainda que, sempre que possível, o consumidor dê preferência às compras à vista. Caso opte pelo parcelamento, é fundamental checar as taxas de juros e encargos aplicados para evitar surpresas desagradáveis no futuro.
Compras online exigem atenção redobrada
Para quem pretende comprar presentes pela internet, o Procon recomenda verificar a procedência da empresa, se ela possui CNPJ, endereço físico e canais de atendimento ao consumidor. Também é importante evitar compras por links ou anúncios em redes sociais e aplicativos, priorizando sempre os sites oficiais das empresas.
O consumidor deve observar com atenção as ofertas divulgadas, os prazos de entrega e desconfiar de preços muito abaixo do mercado, que podem ser indicativos de fraudes. Lembrando que, em compras feitas fora de lojas físicas — como pela internet —, é garantido o direito de arrependimento em até sete dias após o recebimento do produto ou assinatura do contrato.
Direitos em caso de descumprimento ou defeitos
Se a oferta não for cumprida, como atraso na entrega ou envio de produto diferente do anunciado, o consumidor pode escolher entre exigir o cumprimento da oferta, aceitar um produto equivalente ou rescindir o contrato com direito à restituição do valor pago.
Já no caso de defeitos, o consumidor deve procurar a assistência técnica indicada pelo fabricante. Se o problema não for resolvido em até 30 dias, ele poderá solicitar a troca por outro produto igual, a devolução do dinheiro ou o abatimento proporcional do preço.
Por fim, antes de presentear, é de grande importância observar suas finanças e prioridades.
Atendimento ao consumidor
Em caso de dúvidas ou necessidade de orientações, o Procon de Divinópolis está à disposição da população pelos canais digitais — WhatsApp
(37) 3229-6550 e e-mail
procondivinopolis@gmail.com — ou presencialmente no CAC, localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 121, no Centro da cidade.