A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), celebrou nesta sexta-feira (7/3), o Dia Internacional das Mulheres com as servidoras públicas que fazem parte da Educação Municipal.
A Semed organizou um evento especial para homenagear as mulheres que atuam no setor educacional, preparando um cronograma de atividades dedicado a elas.
O evento começou com um café da manhã especial para todas as servidoras. Em seguida, a secretária de Educação, Andreia Dimas, abriu a cerimônia ressaltando a importância das mulheres no setor educacional: “Nós temos equipes que atuam na área de limpeza, outras na área educativa-pedagógica, outras na faxina, mas nós todas escolhemos a Educação! Portanto, agradeço muito a vocês”
A vice-prefeita Janete Aparecida também esteve presente e destacou a luta pela igualdade de direitos no universo feminino: “Salários iguais, em funções iguais, autoridade igual no espaço igual e torcer pelo sucesso da outra, fazer com que a outra se sinta bem”.
Após os discursos, as cerca de 90 servidoras da Semed prestigiaram apresentações musicais com canções marcantes dos anos 90, como:
Nirvana – Grupo espanhol El Bosco
Divano – Grupo musical Era
Alegria – Cirque du Soleil, interpretado por Regina Nunes
Em seguida, o Padre Luís Fernando fez uma reflexão inspiradora, abrindo sua fala com um poema de Bráulio Bessa: “Mulher, tu não és igual
tu não és regra, ou padrão
não existe manual
modelo nem perfeição...
Ele ressaltou a importância da mulher na sociedade, na família e no plano de Deus, destacando suas virtudes, como criatividade, resiliência, coragem, empatia, intuição, liderança e transformação.
Ao final, as servidoras receberam um momento de autocuidado, com serviços de maquiagem e imersão em óleos, valorizando ainda mais essa celebração especial.
A Prefeitura de Divinópolis e a Semed reforçam seu compromisso com a valorização da mulher e a luta por equidade e respeito no ambiente de trabalho e na sociedade.
A origem do Dia Internacional das Mulheres
O Dia Internacional das Mulheres teve origem no movimento operário e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Sua semente foi plantada em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam em Nova York exigindo redução da jornada de trabalho, melhores salários e direito ao voto.
Em 1910, a ativista Clara Zetkin propôs, durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague, que a data fosse celebrada globalmente. Em 1911, países como Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça realizaram as primeiras celebrações. O dia só foi oficializado em 1975 pela ONU, que em 1996 introduziu o primeiro tema oficial: “Celebrando o Passado, Planejando o Futuro”.