A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretária Municipal de Educação (Semed), realizou hoje (22/12) a cerimônia de posse dos diretores e vice-diretores da rede municipal de ensino, marcando a conclusão do processo de democrático que definiu a nova gestão das unidades escolares do município.
A cerimônia simboliza o fortalecimento da gestão democrática nas escolas municipais garantindo que os profissionais da rede, eleitos pela comunidade escolar, assumam a condução das unidades. O processo afirma a valorização de quem atua diretamente no cotidiano das escolas e conhece de perto as necessidades dos alunos, famílias e servidores.
Estavam presentes o prefeito Gleidson de Azevedo, a vice prefeita Janete Aparecida, a secretária municipal de educação Andréia Carla Ferreira Dimas, os vereadores Ney Burguer, Mateus Dias, Wesley Jarbas, Washington Moreira, Israel da Farmácia, os representantes do Conselho Municipal de Educação Oscar Praga, do Conselho de Alimentação Escolar Otávio Arantes, do Conselho do Fundeb Júlio César Nunes, do sindicato dos profissionais da educação, Rodrigo Rodrigues, além de representantes das empresas parceiras Emop e Maxvel Paulo Gomes, diretores, vice-diretores e membros da comunidade escolar.
Durante a solenidade, o prefeito Gleidson Azevedo destacou que a eleição dos diretores fortalece a democracia e reforçou também os investimentos realizados na educação municipal nos últimos anos. “Nunca na história de Divinópolis houve tanto investimento na educação, seja na estrutura das escolas ou na valorização salarial dos profissionais. A educação avançou porque houve compromisso, investimento e respeito aos profissionais”, afirmou. O prefeito ressaltou ainda que a transformação da cidade passa diretamente pela qualidade da educação oferecida nas escolas municipais.
A vice-prefeita Janete Aparecida emocionou o público ao falar diretamente aos diretores e vice-diretores empossados, destacando a responsabilidade e o cuidado que a função exige. “Vocês vão cuidar do bem mais precioso de alguém: nossos filhos. Educação vai além da atribuição formal, vai do cuidado, do coração e da vocação”, afirmou. Janete reforçou que a escola é um espaço de liderança e que os gestores escolares têm papel fundamental na condução de professores, servidores e estudantes.
A secretária municipal de Educação, Andreia Dimas, ressaltou o caráter democrático do processo de escolha e agradeceu ao apoio da gestão municipal. “Esse é um processo muito bacana e democrático. As pessoas que estão aqui foram eleitas, e é fundamental destacar a parceria do prefeito e da vice-prefeita em garantir essa política pública”, afirmou. A secretária destacou que a valorização de profissionais que saem do “chão da escola” para a gestão é essencial para uma educação de qualidade, reconhecendo o papel da Câmara Municipal, especialmente da Comissão de Educação, além de citar os avanços recentes, como a aprovação da oficina itinerante, que garantiu mais de 160 profissionais efetivos nas unidades, além do planejamento para a educação infantil. "Ninguém começa do zero. Tivemos uma gestão excelente e desejamos que essa relação de diálogo e cooperação continue, buscando sempre o melhor para a educação", disse.
Representando os diretores empossdos, a secretária convidou Denise Soares, gestora reeleita da Escola Municipal José Carlos Pereira. Denise, que inicia seu segundo mandato, destacou o significado do momento e a continuidade do trabalho desenvolvido. “O primeiro mandato foi um período de muito aprendizado. Agora é o momento de realizar aquilo que sonhamos, depois desses anos aprendendo, organizando e colocando tudo do nosso jeitinho. Este novo mandato é a oportunidade de concretizar e finalizar projetos importantes para a escola”, afirmou
O líder de governo e presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, vereador Ney Burguer, reforçou o compromisso do Legislativo com a área educacional. “A escola é a cara do diretor. Vamos cuidar bem das nossas escolas e colocar a educação sempre em primeiro lugar. O Legislativo está de braços abertos para ajudar e fazer a educação crescer cada dia mais”, afirmou. O vereador também agradeceu à gestão que encerra o mandato e incentivou os novos gestores a focarem no futuro. “Vamos fazer sempre o melhor para os nossos alunos, porque eles merecem”, destacou.
O vereador Matheus Dias parabenizou os diretores e vice-diretores empossados e ressaltou a responsabilidade assumida por cada um. “Vocês cuidam do nosso bem mais precioso, que são as nossas crianças e adolescentes. Que Deus dê sabedoria, serenidade e força para conduzir não só os alunos, mas também os professores e todos os profissionais da educação”, afirmou. O parlamentar também elogiou a organização do evento, ressaltando a importância de momentos simbólicos que valorizam os profissionais da rede.
Ao final da cerimônia, a vice-prefeita Janete Aparecida voltou a se manifestar, destacando os desafios futuros, como a ampliação e melhoria dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), a busca por recursos e a necessidade de união para enfrentar questões como a violência no ambiente escolar, reforçando a importância da humanização, do respeito e do trabalho coletivo em favor das crianças e dos profissionais da educação.
A cerimônia de posse não simboliza apenas o início de um novo mandato para os diretores e vice-diretores, mas também a continuidade de uma política educacional baseada no diálogo, na democracia e na valorização dos profissionais,reforçando o compromisso da Prefeitura de Divinópolis com a educação pública e de qualidade.