Iniciativa integra a nona edição do Projeto Literário “Escritos Juvenis”
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu, na última terça-feira (16/12), às 9h30, o lançamento do livro “Páginas da Resistência”, que compõe a nona edição do Projeto Literário “Escritos Juvenis”. A iniciativa simboliza a dedicação e o trabalho dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Professor Bahia ao abordar o dilema das relações étnico-raciais no Brasil e sua influência na construção da cidadania brasileira.
A ação tem como principal objetivo desenvolver o pensamento crítico dos estudantes em relação à diversidade, inquietando-os pedagogicamente a refletirem, a partir dos aspectos sociais que os cercam, sobre os dilemas envolvidos na construção do conceito de cidadania no meio em que vivem. O projeto utiliza a produção de textos de opinião elaborados pelos próprios alunos, a partir de seus olhares sobre temáticas relevantes para o desenvolvimento humano e cultural.
Os 33 estudantes participantes tiveram acesso a aulas expositivas, rodas de conversa, bate-papos com convidados, palestras, exibição de documentários e filmes, além da análise de jornais e revistas e da realização de aulas externas, que serviram de suporte para a construção do livro.
Estiveram presentes para prestigiar o lançamento o vereador e líder de governo, Ney Burger; o vereador Vitor Costa; o secretário-geral da Câmara, Flávio Ramos; e o assessor do vereador e presidente da Câmara, Israel da Farmácia, Laudares.
A Prefeitura de Divinópolis e a Semed ressaltam a importância de ações que promovam o desenvolvimento criativo dos estudantes como forma de reafirmar o compromisso com uma educação de qualidade no município.