Iniciativa envolveu alunos do 6º e 8º anos e incentivou a convivência pacífica por meio da produção artístico-literária
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretária Municipal de Educação (Semed), realizou no último sábado (13/12) a finalização do projeto “Construindo um Ambiente de Paz”, na Escola Municipal CETEPE. A ação aconteceu no período da manhã, das 8h às 9h30, e marcou o encerramento das atividades desenvolvidas ao longo do projeto, com a apresentação e premiação dos trabalhos artístico-literários produzidos pelos estudantes.
O projeto teve como objetivo promover a melhoria da sensação de segurança e das relações interpessoais no ambiente escolar, com reflexos positivos também no convívio familiar. A iniciativa utilizou um concurso de produções artístico-literárias como ferramenta educativa para estimular a reflexão, o diálogo e a cultura da paz entre os alunos.
O público alvo foi composto por estudantes do ensino fundamental do 6º e 8º anos, totalizando 80 alunos do 6º ano e 87 do 8º ano. As atividades foram desenvolvidas ao longo de quatro encontros, realizados de forma estruturada e pedagógica.
No primeiro encontro, houve a apresentação geral do projeto e a realização de atividades com a subtema de valorização da vida. O segundo encontro abordou a resolução pacífica de conflitos, enquanto o terceiro trabalhou o combate a violência no ambiente escolar e familiar. O quarto e último encontro foi dedicado a finalização do projeto, com apresentação e a premiação dos melhores trabalhos para a comunidade escolar e as famílias, promovendo reflexão coletiva sobre os temas abordados.
As produções artístico-literárias foram realizadas por todos os alunos das turmas participantes, em sala de aula, com o acompanhamento de um professor referência. A exceção foi a categoria de vídeo, que pôde ser desenvolvida como atividade extraclasse, com apoio da família. A participação no concurso foi voluntária, e todos os trabalhos tiveram como tema central “Construindo um Ambiente de Paz”, dialogando com os subtemas trabalhados durante o projeto. As categorias contempladas foram produção de texto, vídeo e desenho.
A ação contou com o apoio e a participação de importantes parceiros e legitimadores, como a Secretária Municipal de Educação, os responsáveis pelos alunos, o comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, e a equipe da patrulha escolar da PMMG, empresas parceiras e o Conselho Municipal de Segurança Pública (Comesp), fortalecendo a integração entre a escola, família e a instituições.
A iniciativa reforça o compromisso da Semed com ações educativas que promovam a cultura da paz, a segurança e o fortalecimento dos vínculos em ambiente escolar e comunitário.