08 FEV 2024
PROCON
Procon Divinópolis dá dicas para um Carnaval seguro
A Prefeitura Municipal de Divinópolis, por meio do Procon, dá algumas dicas e orientações para que o consumidor aproveite o feriado de Carnaval livre de problemas e possíveis aborrecimentos durante os dias de folia.

* Pagamento por aproximação
A recomendação é para que os consumidores desativem essa função de pagamento por aproximação de seu cartão e que ainda o guardem em local seguro.

* Compras no cartão
O consumidor deve evitar entregar seu cartão para que alguém realize o procedimento na “maquininha”, dando preferência por realizar pessoalmente. Caso não seja possível, é necessário conferir se o cartão entregue realmente é o seu. Nas compras também é necessário conferir o valor digitado e solicitar comprovante de pagamento para conferência.

* Pagamentos por PIX
É importante verificar o valor e o destinatário do pagamento, antes de finalizar a compra por meio de senha.

* Celular protegido
Como grande parte das transações bancárias atualmente são realizadas por meio de celular, o consumidor deve mantê-lo em local seguro e protegido por senha, assim como o aplicativo de sua instituição bancária.

* Furto/Roubo e Perda
Em caso de furto/roubo ou perda do celular ou do cartão, o consumidor deve comunicar imediatamente ao banco, bem como registrar boletim de ocorrência.

Em caso de dúvidas, o Procon está à disposição em nossos canais digitais (WhatsApp: 3229-6550 ou e-mails: atendimentoprocon@divinopolis.mg.gov.br ou procondivinopolis@gmail.com) ou ainda presencialmente no CAC, localizado na Av. Getúlio Vargas, nº 121, Centro.