Ir para o conteúdo

Prefeitura de Divinópolis e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura de Divinópolis
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
DEZ
13
13 DEZ 2022
PROCON
Procon orienta consumidores para as compras de final de ano
enviar para um amigo
receba notícias
A Prefeitura de Divinópolis, por meio do Procon Municipal, orienta os consumidores quanto as suas compras para as festividades de final de ano. O intuito é que a população realize as aquisições sem maiores transtornos e comemorem assim, o fim de ano de forma tranquila.

O Procon alerta que, embora o fim de ano seja uma época de cunho afetivo, é preciso cautela e responsabilidade. Os consumidores devem evitar compras por impulso e analisando o impacto e comprometimento do orçamento. Por isso o Procon Municipal faz alguns alertas e dá algumas dicas para esse período de compras, são elas: 
 
* Política de Troca
- Buscar informações sobre a política de troca da empresa, tendo em vista que trocas em razão de modelo, cor e tamanho não são obrigatórias.
 
* Condições de pagamento

- Se possível, dar preferência às compras à vista e, na impossibilidade, verificar as taxas de juros e encargos para parcelamento.
 
*  Compras pela internet
- Para as compras realizadas por meio dos canais digitais, é sempre importante pesquisar a procedência e ainda verificar se a empresa possui endereço físico, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e também canais de atendimento ao consumidor; 
- Evitar realizar compras por meio de publicidades apresentadas em aplicativos e redes sociais, dando preferência à pesquisa e compra de produtos nos próprios sites das empresas;
- Se atentar, antes da compra, à publicidade ofertada pela empresa e o prazo de entrega do produto;
- Suspeitar de preços muito abaixo dos praticados no mercado, visto que podem indicar fraudes e golpes;
- Vale reforçar que, nas compras realizadas fora do estabelecimento, como é o caso das vendas online, o consumidor pode desistir no prazo de 7 dias da assinatura ou do recebimento do produto ou serviço.
 
* Descumprimento de oferta

- Se o fornecedor recusar cumprimento à oferta (prazo de entrega, produto enviado diferente do acordado), o consumidor poderá, à sua livre escolha: exigir o cumprimento forçado da obrigação; aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; ou rescindir o contrato, com direito à restituição da quantia eventualmente paga. 
 
* Vício:
- Se o produto adquirido apresentar vício (problemas) dentro do período de garantia, a assistência técnica indicada pelo fabricante deve ser acionada para que o problema seja solucionado. Caso o produto não seja reparado no prazo de até 30 dias, o consumidor já passa a ter direito à substituição do produto por outro da mesma espécie, à restituição da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço.
 
Em caso de dúvidas, o Procon está à disposição em seus canais digitais (whatsapp: 3229-6550 ou e-mails: atendimentoprocon@divinopolis.mg.gov.br ou procondivinopolis@gmail.com) ou ainda presencialmente no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizado na Av. Getúlio Vargas, nº 121, Centro.
Seta
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia