03 NOV 2021
Divinópolis realizará fórum para promover igualdade racial
Como parte dos eventos para comemorar o mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Divinópolis, por intermédio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoverá o 1º Fórum do Compir Divinópolis no dia 10, das 19h às 22h, no plenário da Câmara de Vereadores.

O objetivo é ouvir segmentos da sociedade civil e instituições sobre propostas para desenvolvimento de projeto de lei dirigido à Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Além da Semed, cerca de 70 ofícios foram enviados, com o objetivo de convidá-los a participar, a organizações como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Diocese, Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), todos os conselhos municipais, Congregação das Irmandades Congadeiras, de Reinado, Festa de Cruz, Folia de Reis e correlatas de Divinópolis (Congadiv), Associação dos Deficientes do Oeste de Minas (Adefom), Superintendência Regional de Ensino (SER), Movimento Unificado Negro de Divinópolis (Mundi), sindicatos, Educafro Minas, entre outras. O evento está organizado pela Comissão de Articulação do Compir.

A conselheira Maria Catarina Vale, representante do movimento negro, destacou a importância da participação ativa de todos os convidados do Compir. “Teremos momento de apresentação artística por alunos da educação básica da rede estadual e reflexões sobre políticas públicas. A dinâmica do trabalho terá como foco os eixos Saúde, Educação, Cultura, Lazer, Renda e Emprego”, destacou.

A Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial foi estabelecida mediante a Lei Complementar nº 201, de 26 de dezembro de 2019, que criou o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e o Fundo Municipal da Política.

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, é celebrado em todo o território nacional. A data foi escolhida porque foi o dia da morte do líder negro Zumbi, que lutou contra a escravidão no Nordeste.

A festividade é recordação da importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade. As gerações de afro-brasileiros que se seguiram ao período da escravidão sofreram (e ainda sofrem) preconceito em vários níveis.