Capacitação realizada no SENAC prepara servidores para garantir qualidade, justiça social e transparência nas visitas técnicas às moradias do programa habitacional
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), promoveu capacitação para servidores que atuarão diretamente na etapa de verificação de dados do Programa Caminho Para Nosso Lar. A formação ocorreu na última Quarta-feira (9/7), no período da tarde, nas instalações do SENAC.
A ação, conduzida pela diretora Sheila Costa, reuniu nove servidores da Semds e teve como foco a preparação para as visitas técnicas domiciliares aos empreendimentos habitacionais do programa, vinculado à Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida.
A secretária municipal de desenvolvimento social, Juliana Coelho, enfatizou a relevância desse momento "este momento marca um aprofundamento técnico necessário para a atuação profissional essencial para o contexto habitacional, de forma a tornar a etapa de verificação de dados mais dinâmica, estratégica, e operativa. O município tem uma atenção peculiar com o Programa Habitacional e preconiza que esta ação seja executada com eficiência"
Durante o encontro, os participantes puderam aprofundar o conhecimento sobre a importância dos dados coletados no Cadastro Habitacional Municipal, que servirão de base para nortear as ações habitacionais em Divinópolis. A capacitação incluiu debates, contextualizações e atividades práticas que reforçaram a atuação técnica e social do grupo.
“Este momento demonstra o cuidado do município com os cidadãos e como se busca zelar pelos dados e pelas diversas realidades apresentadas, com respeito e lisura”, ressaltou a diretora Sheila Costa
Entre os temas abordados, destacaram-se a relevância das informações prestadas pelos grupos familiares no momento da inscrição, que serão minuciosamente analisadas e comprovadas; um estudo sistêmico sobre o déficit habitacional no município, com foco nos cinco aspectos indicados no cadastro, todos sujeitos à validação técnica; análise técnica e legal dos critérios considerados para seleção das famílias, que refletem o cotidiano e a realidade social de cada grupo; o uso da Visita Técnica Domiciliar como ferramenta essencial para compreender o contexto sociohabitacional das famílias, promovendo uma abordagem qualitativa e humanizada.
A estagiária de serviço social, Ana Clara Silva, comentou sobre a importância desta capacitação: “agora, a equipe se sentirá mais confiante e preparada para enfrentar as responsabilidades que vêm com a implementação deste programa”
Esta etapa do programa é caracterizada pela checagem dos dados fornecidos pelas famílias e pela realização de visitas técnicas domiciliares, previstas para começar em agosto e seguir pelos meses seguintes. Os resultados dessas visitas serão organizados em relatórios técnicos, com todo o processo sendo monitorado pelo Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social. O conselho já manifestou apoio à iniciativa, assegurando o controle social necessário para o avanço da próxima fase do programa.
“A capacitação foi extremamente produtiva e esclarecedora, com ênfase na responsabilidade técnica, fundamental para a preparação frente às atividades que teremos pela frente”, declarou a assistente social, Adriana Reis.
A capacitação reafirma o compromisso da Prefeitura com a promoção de políticas públicas voltadas para o acesso à moradia digna, a justiça social e a melhoria da qualidade de vida da população. Ao todo, 432 famílias devem ser contempladas com o benefício habitacional. Nesta fase do processo, 562 famílias estão com suas documentações em análise.
A Prefeitura reforça que as famílias interessadas podem acompanhar o andamento do processo habitacional por meio do site oficial:
👉 https://app.prefeituradivinopolis.com.br/habitacao/inscritos/list-analise
Ou ainda, entrar em contato pelo telefone (37) 3229-9768.