29 JUN 2021
Conselho Gestor de PPP é nomeado e investimentos prioritários são anunciados
A Prefeitura de Divinópolis instituiu virtualmente, nesta terça-feira (29/06), o Conselho Gestor de Parcerias Público Privadas (CGPPP). O assessor especial de Assuntos Comunitários, Will Bueno, foi nomeado presidente deste conselho. A vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida, anunciou investimentos em parceria com a iniciativa privada.

Participam do evento, o presidente da Associação Mineira dos Municípios, Julvan Lacerda; o vice-presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG); secretário de Fomento e Apoio a Parcerias de Entes Federativos do Ministério da Economia, Wesley Cardia e o secretário de Infraestrutura de Minas Gerais, Fernando Marcato.

A vice-prefeita Janete confirmou investimentos em três áreas prioritárias para realização de investimentos em parceria com a iniciativa privada. A primeira é o saneamento e resíduos sólidos urbanos, acompanhada da iluminação pública e eficiência energética, além de infraestrutura sociais, como creches, escolas e postos de saúde.

Will Bueno destacou o projeto inaugural de concessão dos resíduos sólidos envolvendo mais de 20 municípios e também a importância das parcerias com entidades públicas, com competência na avaliação da qualidade dos projetos.  “Agradecemos a parceria com o BDMG e da Agência Francesa, que estão comprometidos com a excelência do projeto de iluminação pública inteligente do município de Divinópolis. É importante o engajamento de todas as entidades no esforço de trazer os benefícios das PPP o mais próximo possível da população, especialmente em projetos de Infraestrutura Social, tais como creches, escolas e postos de saúde”, afirmou Will Bueno.

O presidente do conselho também agradeceu a parceria com entidades que promovem treinamento e capacitação de gestores públicos, em que destacou o programa de Selo Prioritário da Radar PPP. “Foram 2 meses de treinamento de dez gestores públicos e sete secretários, processo que contribuiu com aprendizado e relacionamento com outros municípios que também buscam gestão inovadores por meio de parcerias com a iniciativa privada”, disse.

O secretário de Fomento e Apoio a Parcerias de Entes Federativos do Ministério da Economia, parabenizou a iniciativa do município. Ele acredita que possa ser a porta de entrada para uma nova forma de gestão pública e dará o apoio necessário para Divinópolis seguir na dianteira. O secretário de Infraestrutura de Minas Gerais, Fernando Marcato, também elogiou a iniciativa da Prefeitura de Divinópolis por trazer mais governança ao processo e colocou a Secretaria à disposição para estender a proposta. O presidente da AMM, anunciou a colaboração na formação de parcerias com centros acadêmicos de excelência para desenvolvimento de projetos de qualidade.

Além de Will Bueno, foram nomeados os demais conselheiros: Thiago Nunes (Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia); Gabriel Vivas (Secretaria Municipal de Fazenda); Paulo José Silva (Secretaria de Municipal de Fiscalização de Obras Públicas e Planejamento); Diogo Andrade (Controladoria Geral do Município) e Leandro Luiz Mendes (Procuradoria Geral do Município).