30 JUN 2021
SAÚDE
Cadastro aberto para vacinação de trabalhadores da saúde, incluindo estagiários e imprensa
A Prefeitura de Divinópolis informa que, foi reaberto hoje (30/06), o cadastramento para a vacinação trabalhadores de saúde.  O cadastramento está disponível também para estagiários da área da saúde que estão em hospitais, UPA e unidades de saúde da Prefeitura.

O cadastramento destes públicos está disponível no site da Prefeitura (www.divinopolis.mg.gov.br ) e ou no APP Divinópolis - Opção Vacinação Covid-19. Esse público será imunizado durante essa semana. Estarão em funcionamento o drive thru do Divinópolis Clube.
A Prefeitura reforça que, a pessoa deverá seguir rigorosamente o horário e local que sair do agendamento. A pessoa que foi cadastrada para um drive thru não poderá ir em outro, pois cada local de vacinação atenderá um grupo específico.

É de extrema importância que as pessoas que forem se vacinar estejam com originais e cópias de todos os laudos, declarações e demais documentos comprobatórios de sua categoria em mãos. Outros documentos que todos devem levar é um documento de identidade com foto, Cartão SUS, Cartão da Unidade de Saúde e Cartão de Vacina.

Trabalhadores de Serviços de Saúde, fora da linha de frente, devem comprovar o vínculo empregatício em estabelecimento de saúde situado em Divinópolis através da Carteira de Trabalho. Os profissionais autônomos devem apresentar carteira do respectivo Conselho (dentro da validade) e comprovante de efetivo exercício da atividade, podendo ser alvará sanitário, CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde) que ficará retida no ato da vacinação, especificando a atividade exercida e endereço do local de atendimento. É obrigatório levar cópias dos documentos, pois eles serão retidos.

Os estagiários da área da saúde que estão em hospitais, UPA e unidades de saúde da Prefeitura devem comprovar o vínculo de estágio em estabelecimento de saúde situado em Divinópolis a partir do contrato de estágio. Estão incluídos estagiários das áreas de:  Enfermagem, medicina, fisioterapia, psicologia, odontologia, farmácia, nutrição, técnico de enfermagem, terapia ocupacional, biomedicina, fonoaudiologia, educação física
e assistência social.

PROFISSIONAIS DA IMPRENSA

Essa semana também está sendo realizadas a vacinação dos profissionais da imprensa que trabalham em linha de frente da saúde. Esse público foi aprovado pelo Comitê Municipal de Combate ao COVID-19, porém somente podem se vacinar os profissionais da imprensa que atendem na linha de frente, fazendo reportagens na área da saúde. Portanto, o administrativo interno, jornalistas internos, profissionais que trabalham em estúdio ainda não estão autorizados.

Para solicitar o agendamento da vacina, cada veículo de comunicação deverá enviar para o município através da SEGOV ou SEMUSA, a lista com nome, CPF, função e justificativa da vacinação do profissional, explicando o formato de como o profissional atua na linha de frente da saúde.

Após aprovação dos profissionais, no momento da vacinação, ele deverá apresentar os documentos comprovando a profissão, e declaração de próprio punho declarando que realiza a cobertura de matérias na linha de frente na área da saúde.

VACINAÇÃO SOLIDÁRIA

Em razão do momento delicado que passamos, em que muitas famílias passam por necessidades de cunho material e, principalmente, alimentar, a Prefeitura de Divinópolis continua com a campanha para arrecadação de alimentos. Assim, aquelas pessoas que se dirigirem aos postos de vacinação por meio de drive thru, se sensibilizarem com a situação e quiserem fazer a doação de alimentos não perecíveis, os mesmos serão remetidos para as famílias em vulnerabilidade através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).