09 JAN 2018
Liraa apresenta alto risco de epidemia de dengue

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgou, nesta terça-feira (09/01) em entrevista coletiva, os resultados do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa) realizado na primeira semana do ano em Divinópolis. Em 94% das residências foi encontrado larva ou mosquito em fase de reprodução.

De acordo com a Diretora de Vigilância em Saúde, Janice oliveira, a situação é preocupante. “O Resultado do Liraa é de 6,5%, nunca tivemos um índice tão ruim, de acordo com Ministério da Saúde acima de 4% é alto risco de epidemia em relação ao Aedes”, afirmou Janice.

Segundo a diretora, 4.898 imóveis do município foram visitados no período de 2 a 6 de janeiro e, 94% das residências, tinham a larva ou mosquito em fase de reprodução indicando uma epidemia na cidade.

“As medidas devidas estão sendo tomadas pela Semusa. Divinópolis tem um decreto que estipula que estamos sempre em estado de alerta. Os locais já foram notificados e os responsáveis têm 24 horas para regularização, caso contrário receberão multa, que varia de R$ 178,50 a R$ 17,8 mil podendo ser dobrada caso seja reincidente”, explicou.

De acordo com o Liraa, a região com maior índice no município é a região nordeste, dos Bairros Niterói e Manoel Valinhas com resultado de 13,68% de infestação.

A região norte de Divinópolis também apresentou números preocupantes. Os bairros Santa Clara, Bom Pastor, Afonso Pena, Nova Fortaleza, Alvorada, Capitão Silva, Jardim América, Liberdade, São Sebastião e São Vicente tiveram índice de 7,8%.

“É preciso total empenho da população, não só no cuidado e prevenção ao mosquito, mas também denunciando suspeitas de foco do mosquito no nosso disque dengue”, reforçou o Coordenador de Vigilância Ambiental, Erson Ribeiro. Para realizar denúncias sobre o foco dos mosquitos, no Disque Dengue é o 3221-3722.