A atividade integrou conscientização sobre ISTs e prática de exercícios físicos com foco em saúde, autonomia e qualidade de vida.
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretária Municipal de Saúde (Semusa), através da Unidade de Saúde do bairro Porto Velho e em parceria com a equipe de fisioterapia da UEMG, realizou ontem (12/12) o evento “Saúde em Movimento: prevenção, conscientização e autocuidado - Dezembro Vermelho”. As atividades aconteceram na Praça Francisco Resende Costa, a partir das 8h, reunindo usuários da atenção primária, com participação de adultos e idosos integrantes do grupo de atividade física do bairro.
Durante a manhã, os participantes tiveram acesso a ações educativas rodas de conversas com o objetivo reforçar a prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), ampliando o acesso à informação qualificada sobre diagnóstico precoce, redução de riscos e a importância do cuidado contínuo. O encontro também promoveu atividade física orientada, com foco em funcionalidade, dupla tarefa, treino motor e cognitivo, incentivando autonomia e qualidade de vida entre o público idoso, além de dinâmicas integradas a grupos de exercícios, distribuição de materiais informativos e uma confraternização ao final das atividades. Toda a programação foi conduzida pelos estagiários de fisioterapia da UEMG, sob a supervisão docente, com o apoio da gerente da Unidade de Saúde do bairro, Janne Torres, e dos agentes comunitários de saúde Lorena e Róger.
A coordenadora da ação e preceptora da UEMG, Daniela Faria, destacou a importância da integração entre a prevenção e promoção de saúde. “A campanha do Dezembro Vermelho reforça a importância da prevenção, da informação e do cuidado contínuo. Integrar conscientização com atividade física fortalece o vínculo com a comunidade e amplia a promoção da saúde de forma integral e acolhedora”, afirmou.
A usuária do grupo, Valdete, também compartilhou sua experiência sobre a iniciativa. “Essas atividades ajudam muito a gente a entender como se cuidar melhor. Além das orientações, os exercícios fazem diferença no dia a dia, melhoram o corpo e até o humor. É muito bom participar e aprender.”
A ação reforça o compromisso da Semusa em fortalecer a prática de promoção da saúde, prevenção e educação permanente, aproximando cada vez mais a comunidade dos serviços de atenção primária.