A vice-prefeita Janete Aparecida representou o Executivo Municipal na II Conferência Nacional do Trabalho: Etapa Livre Centro-Oeste, realizada na Fiemg
A Prefeitura de Divinópolis participou ativamente da “II Conferência Nacional do Trabalho: Etapa Livre Centro-Oeste”, realizada na última terça-feira (4/11), na sede da Fiemg Regional Centro-Oeste. O evento reuniu representantes de sindicatos, trabalhadores, empregadores e do poder público, promovendo um amplo debate sobre o fortalecimento das relações de trabalho e as políticas voltadas à empregabilidade e à formação profissional.
Representando o Executivo Municipal, a vice-prefeita Janete Aparecida apresentou o segundo painel do evento, que abordou os desafios e as estratégias para o fortalecimento da mão de obra local. Em sua fala, Janete ressaltou a importância da integração entre os diversos setores para promover a geração de emprego e renda, destacando que o poder público municipal tem papel decisivo nesse processo, tanto no incentivo à qualificação quanto na articulação com empresas e instituições formadoras.“Discutimos temas fundamentais, como empregabilidade, direitos e deveres do trabalhador e, também, a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada. A capacitação contínua é um ponto essencial para o desenvolvimento econômico e social”, destacou a vice-prefeita.
Durante a conferência, foram debatidos temas relacionados à negociação coletiva, segurança e saúde do trabalhador, além de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do mercado de trabalho. A programação contou com três mesas temáticas, compostas por representantes sindicais e autoridades públicas, entre eles a vice-prefeita, que discutiram os caminhos para a valorização do trabalhador e o equilíbrio das relações laborais.
A II Conferência Nacional do Trabalho é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais, e representa um espaço democrático e participativo para o diálogo social. As contribuições levantadas nas etapas regionais, como a realizada em Divinópolis, serão apresentadas na Conferência Nacional, prevista para janeiro de 2026.
Com a presença de autoridades, lideranças e entidades representativas, o encontro reforçou o protagonismo de Divinópolis como polo de articulação e inovação nas políticas de desenvolvimento econômico, reafirmando o compromisso da administração municipal com a valorização dos trabalhadores e com o crescimento sustentável da cidade e da região.