Ação municipal se destaca nacionalmente pela inovação e efetividade no cuidado com jovens em transição para a vida adulta
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), recebeu nesta terça-feira (4/11) a visita do técnico Celso Augusto Rodrigues Soares, servidor público federal, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, atualmente lotado na Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), no Departamento de Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
A visita teve como objetivo conhecer de perto a prática “Construindo Pontes e Edificando Vidas”, um novo modelo de acolhimento em república para jovens egressos de serviços de acolhimento institucional, desenvolvido pela Prefeitura de Divinópolis.
Premiada no 12º Prêmio da Associação Mineira de Municípios (AMM), a iniciativa representa uma alternativa mais eficiente, econômica e humanizada, que amplia o acesso e garante autonomia, dignidade, inclusão e protagonismo aos jovens em processo de desligamento institucional. Trata-se de um público que, historicamente, permanecia desassistido, mesmo diante de fragilidades familiares e sociais.
O serviço é executado em parceria com a Comunidade Servos da Cruz, responsável pela modalidade masculina, e com a Associação Imaculada do Espírito Santo, responsável pela modalidade feminina. O novo formato propõe ajustes e inovações em relação ao modelo tradicional previsto nas normativas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que não vinha apresentando resultados satisfatórios em termos de efetividade e inserção social.
Com o novo ordenamento proposto pela Prefeitura de Divinópolis, o município se consolida como referência nacional em inovação na gestão pública e inclusão social, fortalecendo a garantia de direitos e o cuidado integral com adolescentes e jovens em transição para a vida adulta.
A visita técnica da SNAS teve caráter avaliativo e de reconhecimento da boa prática municipal, com a possibilidade de que o modelo divinopolitano venha a ser replicado e normatizado em âmbito federal.
Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Juliana Coelho, a visita representa o reconhecimento de um trabalho comprometido com resultados concretos e com a transformação social.
“Temos buscado soluções que ultrapassam o formalismo e alcançam, de fato, as pessoas. O ‘Construindo Pontes e Edificando Vidas’ nasceu da escuta, da sensibilidade e da responsabilidade de garantir aos jovens oportunidades reais de autonomia e pertencimento. Receber o reconhecimento da SNAS nos motiva a continuar inovando, sempre com foco na dignidade humana e na efetividade das políticas públicas”, destacou Juliana Coelho.