A Prefeitura de Divinópolis, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Cuidado Animal (Semac), Saúde (Semusa), Educação (Semed), Desenvolvimento Social (Semds), Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semde), Operações e Serviços Urbanos (Semsur) e Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), realizou, nesta segunda-feira (26/10), a abertura da Semana do Lixo Zero 2026. A solenidade marcou a inauguração de uma exposição no hall do segundo andar do Centro Administrativo, com o objetivo de conscientizar a população sobre a redução da geração de resíduos, a reutilização de materiais e a importância da reciclagem para a preservação ambiental.
A abertura contou com a presença da prefeita Janete Aparecida; dos secretários municipais de Meio Ambiente e Cuidado Animal, Danilo Teixeira; de Operações e Serviços Urbanos, Andréia Azevedo; de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Lucas Estevam; e de Governo, Matheus Tavares. Também participaram o vereador Wellington Well; o gerente de Políticas Setoriais de Inclusão Produtiva e Segurança Alimentar, João Carlos Cândido; o supervisor de Vigilância Ambiental, Francis Jhonatan Salvino; o analista de negócios do Sebrae, Alex Rodrigues; além de servidores municipais e representantes da comunidade.
Prevista na Lei Municipal nº 8.505/2018, a Semana do Lixo Zero promove a mobilização e a educação ambiental, incentivando a reflexão sobre os hábitos de consumo e a forma como os resíduos são descartados diariamente. Ao longo da programação, também serão realizadas atividades educativas e ações de conscientização para estimular práticas sustentáveis no município.
Conscientização começa dentro de casa
Durante a abertura, o secretário municipal de Meio Ambiente e Cuidado Animal, Danilo Teixeira, destacou que a destinação correta dos resíduos deve fazer parte da rotina das famílias. Para ele, a mudança de hábitos é essencial para ampliar os resultados das ações ambientais e reconhecer o trabalho dos catadores.
“A abertura da Semana do Lixo Zero é uma oportunidade para reforçar que a destinação correta dos resíduos precisa fazer parte da nossa rotina. A mudança começa dentro de casa, com a separação do lixo e a conscientização das famílias. Também é fundamental valorizar os catadores, que contribuem diariamente para a preservação ambiental”, afirmou.
A secretária municipal de Operações e Serviços Urbanos, Andréia Azevedo, ressaltou que a conservação da cidade depende da participação conjunta do poder público e da população. Ela também destacou a importância de ensinar as crianças a adotar práticas responsáveis desde cedo.
“O cuidado com a cidade depende da união entre o poder público e a população. A separação correta dos resíduos, o descarte nos dias e locais adequados e a conscientização das crianças são atitudes essenciais para manter a cidade limpa. Precisamos transformar esses cuidados em hábitos diários”, enfatizou.
Programa Pró-Catador fortalece a cadeia da reciclagem
Um dos destaques da solenidade foi a assinatura do termo de adesão ao programa “Na Rota da Reciclagem – Programa Pró-Catador”, em parceria com o Sebrae. A iniciativa busca fortalecer a cadeia da reciclagem, incentivar a inclusão socioprodutiva dos catadores e contribuir para a melhoria da gestão das associações e cooperativas que atuam no setor.
O analista de negócios do Sebrae, Alex Rodrigues, explicou que a parceria pretende ampliar as oportunidades para os profissionais e fortalecer a organização do trabalho realizado no município.
“O Programa Pró-Catador busca fortalecer a cadeia de reciclagem, promovendo inclusão socioprodutiva, geração de renda e valorização dos catadores de materiais recicláveis. A parceria com a Prefeitura também contribui para aprimorar a gestão das associações e cooperativas e fortalecer a coleta seletiva no município”, destacou.
O gerente de Políticas Setoriais de Inclusão Produtiva e Segurança Alimentar, João Carlos Cândido, também ressaltou o apoio oferecido aos trabalhadores por meio do Centro Municipal de Triagem, com foco na melhoria das condições de trabalho e na valorização dos profissionais.
“O trabalho desenvolvido no Centro Municipal de Triagem conta com o apoio da Prefeitura para oferecer melhores condições aos profissionais da reciclagem. Nosso objetivo é garantir dignidade aos catadores, fortalecer a coleta seletiva e ampliar a conscientização da população sobre a importância da separação dos resíduos”, explicou.
O secretário municipal de Governo, Matheus Tavares, destacou que a parceria com o Sebrae representa mais um avanço nas ações de sustentabilidade e no fortalecimento das políticas públicas voltadas à reciclagem.
“A Semana do Lixo Zero reforça o compromisso do município com a sustentabilidade e a destinação adequada dos resíduos. Temos avançado nas ações de reciclagem e na conscientização da população, e a parceria com o Sebrae, por meio do Programa Pró-Catador, representa mais um passo para fortalecer essa política e valorizar os profissionais da reciclagem”, afirmou.
Sustentabilidade também na mobilidade urbana
A programação de abertura também abordou iniciativas relacionadas à mobilidade urbana sustentável. O secretário municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Lucas Estevam, apresentou a proposta do projeto de lei CGL Verde, voltada ao incentivo ao uso de veículos menos poluentes.
“As iniciativas voltadas à sustentabilidade precisam estar presentes em diferentes áreas da administração pública. A proposta do projeto de lei CGL Verde busca incentivar o uso de veículos menos poluentes, contribuir para a redução dos impactos ambientais e estimular a adoção de tecnologias mais sustentáveis na mobilidade urbana”, declarou.
Conforme apresentado na solenidade, o Projeto de Lei nº 087/2026 propõe reduzir em 80% o custo anual de gerenciamento operacional para veículos elétricos e híbridos utilizados nos serviços de táxi e transporte por aplicativo. A proposta será encaminhada à Câmara Municipal para apreciação e, caso seja aprovada, a previsão é que a medida passe a valer a partir de 2027.
Compromisso com uma cidade mais sustentável
A prefeita Janete Aparecida reforçou que a participação dos moradores é fundamental para transformar a conscientização em atitudes cotidianas. Ela também destacou a importância de integrar as ações de reciclagem à valorização dos catadores.
“A Semana do Lixo Zero é um momento para conscientizar a população de que a mudança começa nas atitudes de cada um. Separar os resíduos, fazer o descarte correto e valorizar o trabalho dos catadores são ações fundamentais para a saúde pública e o meio ambiente. Com o Programa Pró-Catador, também avançamos no fortalecimento da reciclagem e na valorização desses profissionais, que são essenciais para a cidade”, ressaltou.
A Semana do Lixo Zero reforça que a responsabilidade ambiental vai além de uma única secretaria ou atividade. Com a integração de diferentes áreas da administração municipal, a exposição e as ações educativas buscam incentivar escolhas mais conscientes, reduzir o desperdício e contribuir para a construção de uma Divinópolis mais sustentável.