A Prefeitura Municipal de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e da Central de Imunização, informa sobre a Campanha Nacional de Multivacinação, que ocorrerá de 6 a 31 de outubro de 2025.
A campanha tem como objetivo resgatar os não vacinados e completar esquemas de imunização, visando atualizar a caderneta de crianças e adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. Além disso, oportuniza a atualização do esquema vacinal de outros públicos, como adultos e idosos.
Durante a mobilização, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025 estarão disponíveis, contemplando os esquemas vacinais de crianças e adolescentes. Entre as prioridades estão as vacinas contra febre amarela e sarampo, além do resgate de não vacinados contra HPV, na população de 9 a 19 anos.
Segundo informações da instância estadual, Divinópolis receberá, na próxima semana, novo quantitativo de doses de varicela ou tetraviral para reabastecimento, o que possibilitará a vacinação de crianças com doses em atraso ou dentro do período oportuno para aplicação do imunizante. As vacinas que estarão disponíveis são: Bcg, Hepatite B, Penta (Dtp/Hib/Hb), Poliomielite Inativada, Rotavírus, Pneumocócica 10 Valente (Conjugada), Meningocócica C (Conjugada) / Meningocócica Acwy (Conjugada), Covid-19, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba E Rubéola), Varicela Dtp, Hepatite A e Hpv.
O Dia D de Multivacinação acontecerá em 18/10, das 8h às 16h, nas seguintes unidades de saúde:
- Afonso Pena
- Bom Pastor
- Belvedere
- Central
- Danilo Passos
- Ermida
- Icaraí
- Ipiranga
- Nações
- Niterói
- Nossa Senhora das Graças
- Planalto
- São José
- Sagrada Família
- Tietê
- Vacimóvel na Praça do Santuário
Após o Dia D, a campanha continuará até 31 de outubro em todas as 45 salas de vacina do município, das 8h às 16h, e nas 10 unidades do Programa Saúde na Hora, das 18h às 21h, além das ações promovidas pelo Vacimóvel e pela equipe itinerante, conforme programação semanal disponível no site da Prefeitura.
A campanha ocorre em um momento de atenção redobrada para a saúde pública. Embora o Brasil tenha eliminado doenças como poliomielite e sarampo, é fundamental manter altas coberturas vacinais para evitar que esses vírus voltem a circular.
A Prefeitura reforça que a vacinação é uma ferramenta essencial para prevenir complicações, evitar internações e reduzir a sobrecarga do sistema de saúde.