Atualização do Ministério da Saúde amplia público-alvo e município busca alcançar 90% de cobertura vacinal
Proteger a saúde também é uma escolha que começa cedo. Pensando nisso, a Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), reforça que a vacinação contra o HPV passou por mudanças importantes e agora alcança um público maior, garantindo mais oportunidades de prevenção. A atualização do Ministério da Saúde amplia a faixa etária atendida e permite que crianças, adolescentes e jovens que ainda não se vacinaram procurem as unidades de saúde para receber a dose e ficar protegidos contra doenças graves, como vários tipos de câncer causados pelo vírus.
Anteriormente, o esquema vacinal previa a dose única para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, do sexo masculino ou feminino. No entanto, o Ministério da Saúde estendeu a “estratégia de resgate de não vacinados” passando a ofertar a vacina para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não tenham sido vacinados. Essa estratégia será mantida durante todo o primeiro semestre de 2026, garantindo mais uma oportunidade de proteção contra as doenças associadas ao HPV.
A atualização também contempla os grupos prioritários que agregam pessoas imunossuprimidas, imunodeficientes primários, usuários de drogas imunossupressoras, transplantadas, pacientes oncológicos, usuários da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e/ou portadores de AIDS/HIV, portadoras de Papilomatose Respiratória Recorrente (PRR), pessoas com erros inatos de imunidade e vítimas de violência sexual, que estejam na faixa etária de 9 a 45 anos, conforme a Nota Técnica nº 41/2024 do Ministério da Saúde.
Durante 2025, 2931 crianças e adolescentes foram vacinados contra o HPV em Divinópolis, visando atingir no mínimo, 90% de cobertura vacinal do público-alvo, como explica o coordenador da Central de Imunização de Divinópolis, Tércio de Faria Leão. “Atualmente a cobertura encontra-se em 84,94% no sexo feminino e 73,25% no sexo masculino. A meta é atingir 90% das crianças e adolescentes vacinados”. Ele destaca ainda sobre onde as doses estarão sendo fornecidas à população de interesse. “Rotineiramente, a vacina HPV está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Divinópolis’’.
A Semusa destaca que a vacina contra o HPV é segura, eficaz e fundamental para a prevenção de diversas doenças, sendo mais eficiente quando administrada antes do início da vida sexual. A imunização representa um avanço importante na saúde pública, contribuindo diretamente para a redução da mortalidade e para a promoção da qualidade de vida da população, além do controle da circulação do vírus e a redução de casos de cânceres relacionados ao HPV, como o câncer do colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.
A Prefeitura e a Semusa reforçam o chamado aos pais, responsáveis e jovens para que procurem a unidade de saúde mais próxima, verifiquem a situação vacinal e garantam a proteção. Vacinar é um ato de cuidado, prevenção e responsabilidade com a saúde individual e coletiva.