A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), divulgou o balanço dos últimos 12 meses das ações realizadas pela Gerência de Assistência Farmacêutica. O período foi marcado por importantes avanços na ampliação de serviços, qualificação da assistência, modernização da infraestrutura e fortalecimento da gestão.
Entre os destaques está a ampliação do horário de atendimento da farmácia da região de Santo Antônio dos Campos (Ermida), a contratação de novos profissionais para reforço das equipes e a aquisição de um furgão que será destinado ao projeto Farmácia Móvel, iniciativa que visa facilitar o acesso da população aos medicamentos em regiões mais distantes.
No campo da qualificação e expansão da assistência, foi realizada a reestruturação do serviço de Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada e a atualização da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), que passou a contar com 274 itens, após a incorporação de 13 novos medicamentos. O índice de desabastecimento dos itens da Remume foi reduzido de 19% para 3,3%, um dos melhores indicadores dos últimos anos.
A modernização da infraestrutura também foi prioridade no período. Foram adquiridas novas câmaras frias para a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e para a Farmácia do Componente Especializado. Além disso, foi implantada a logística reversa de medicamentos vencidos, com a aquisição de 10 coletores que foram distribuídos entre farmácias municipais e unidades de saúde.
Na área da gestão e regulação, foi publicado o decreto que institui a Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), vinculada à Gerência de Assistência Farmacêutica, e implantado o protocolo para solicitação de negativas, com o objetivo de melhorar a gestão das demandas judiciais. Outro avanço importante foi a disponibilização, em tempo real, do estoque de medicamentos em todas as farmácias da rede municipal, acessível no site da Prefeitura.
O município também se destacou na promoção de educação permanente e integração regional, com a realização do I Fórum Regional sobre Judicialização da Saúde da Macrorregião Oeste e a capacitação contínua dos profissionais farmacêuticos e demais trabalhadores da rede. No campo dos recursos humanos, foi implantada a função de farmacêutico ferista, para garantir cobertura nos períodos de afastamento e férias.
A Gerência de Assistência Farmacêutica reforça que os avanços registrados nesse último ano refletem o compromisso da administração municipal com a promoção de uma assistência farmacêutica qualificada, eficiente e humanizada, contribuindo diretamente para o fortalecimento do SUS no município.