No Centro Administrativo da Prefeitura, a Secretaria de Educação organizou lindamente o Espaço Kids, que foi montado especialmente para garantir a diversão dos pequenos. Das 9h às 16h, milhares de crianças, acompanhadas de seus pais ou responsáveis, aproveitaram uma programação cheia de atrações. A festa contou com apresentações de blocos de carnaval, batalha Tiktok, desfiles de fantasia, festa das cores, pintura no rosto, oficina de colar de macarrão, banho de mangueira, cabelo maluco, tatuagens, pipoca, algodão doce, cama elástica e piscina de bolinha! E, claro, a segurança foi prioridade: para curtir os brinquedos, as crianças precisavam estar sempre acompanhadas dos pais ou responsáveis.
“Aqui está incrível! Minha filha está amando! ”, disse Sabryna Ludmila Souza Rosa, mãe da Beatriz de 6 anos, elogiando a estruturado Espaço Kids. “O espaço para as crianças ficou excelente! Tudo muito bem organizado, com segurança, brinquedos, pipoca, algodão doce…E o Bloco MusicalIHA do Instituto Helena Antipoff, animando a festa, foi incrível! A Prefeitura de Divinópolis e todos os envolvidos estão de parabéns”, disse, sorridente e satisfeita.
“Eles não sabem por onde começar de tanta diversão!”, disse Milene Valério, mãe da Livia de 5 anos, que também não poupou elogios. “Está tudo muito organizado, as crianças estão se divertindo muito. Eles nem sabem por qual brinquedo começar. O espaço ficou ótimo!”, afirmou, enquanto observava sua filha correndo de um lado para o outro com os amigos.
“É a primeira vez dele no Carnaval, e ele amou!”, disse Nivea Almeida que levou filho de 2 aninhos para o Espaço Kids e ficou encantada. “Ele adorou! É a primeira vez que ele participa do carnaval e não para de dançar e de sorrir. O espaço está muito seguro e organizado. Com certeza, ele vai guardar essa lembrança por muito tempo!”
Com a animação das crianças e o sorriso no rosto dos pais, o Espaço Kids do Pré-Carnaval do Divino é um verdadeiro sucesso e continua a ser uma das atrações mais esperadas da festa!
- Fanfarra do CMEI Maria da Conceição Fernandes brilha do Espaço Kids
O projeto Fanfarreando nasceu de uma iniciativa pedagógica atrelada ao Projeto Minha Cidade Lê e Educação Empreendedora, que envolve ludicidade, música e o desenvolvimento da aprendizagem através do ritmo, do som, da musicalização e do aproveitamento de materiais recicláveis na construção de instrumentos musicais.
A fanfarra infantil é formada pelas crianças de 4 e 5 anos, do 1º e 2º períodos do CMEI. O trabalho nasceu em 2023, e a primeira apresentação aconteceu na Feira do Empreendedorismo do mesmo ano, se repetindo em 2024.
O projeto cresceu e a fanfarra passou a fazer parte das atividades do CMEI. Durante o ano letivo as crianças recebem outras fanfarras na escola, como a fanfarra da EE Antônio da Costa Pereira, A Fanfarra Desbravadores de Carmo do Cajuru, com o objetivo de aprender mais e inspirar o avanço do projeto.
Neste ano de 2025 o CMEI dá continuidade ao projeto sob a luz dos eixos norteadores da educação infantil, ampliando a participação das crianças que chegaram no 1º período e continuidade das crianças que já estavam em 2024.
A participação da Fanfarra do CMEI Maria da Conceição Fernandes no Pré Carnaval do Divino marca a retomada do projeto Fanfarreando em 2025, inclusive estimulando a participação de outras crianças no projeto. Neste ano o Projeto Fazendo Arte é um parceiro do projeto, oferecendo aulas de percussão para os integrantes da fanfarra no contraturno. Segundo a diretora do CMEI, Meire Cristina, o objetivo maior do projeto é além de toda a questão pedagógica envolvida, é envolver também as famílias nessa atividade musical.
- Fanfarra da EM Padre Guaritá estreia no Espaço Kids
Já era um desejo da equipe escolar da EM Padre Guaritá ter sua própria fanfarra e participar dos momentos cívicos, esportivos e culturais também através da musicalização.
Em 2024 a unidade escolar conseguiu transformar em realidade esse sonho. Através de uma emenda impositiva parlamentar, conseguiu viabilizar a compra dos instrumentos e dos uniformes.
Depois de muito estudo e muito ensaio, a fanfarra estreia sua participação nos eventos da cidade contando com a presença dos alunos, funcionários e comunidade escolar, no Espaço Kids do Pré Carnaval do Divino. “Eu acredito muito que a fanfarra da E.M. Padre Guaritá já é um sucesso! Estou muito animada e tenho certeza que os alunos que se identificam com música, ritmos, se encontram na fanfarra. A apresentação neste sábado veio como um desafio e arrasamos!” afirma a diretora da unidade, Angelita Garcia.
Segundo a direção, a expectativa e os esforços nos ensaios é para que no Desfile Cívico de Primeiro de Junho a fanfarra esteja ainda me
- Projeto MusicalIHA
Criado em 2018, o projeto é formado por pessoas com deficiência intelectual, múltipla e com transtorno do espectro autista (TEA). Mais do que um bloco, o MusicalIHA é uma iniciativa terapêutica que utiliza instrumentos de percussão para promover o desenvolvimento psicomotor, melhorar a fala, estimular a percepção musical, rítmica e auditiva, e aprimorar a disciplina entre os participantes, por meio da aprendizagem de tocar instrumentos musicais.
A música, como ferramenta de ensino e aprendizagem, proporciona aos participantes a oportunidade de explorar diferentes sons de instrumentos, fortalecer a inclusão e estimular a interação social por meio de atividades em grupo. Os ritmos trabalhados no projeto incluem samba, xote, funk, pop, ijexá, axé e marcha.
A opinião do Presidente do Instituto Helena Antipoff Juliano Vilela, presidente do Instituto Helena Antipoff (IHA), expressou sua gratidão pelo convite para integrar a programação do Pré-Carnaval de Divinópolis 2025, destacando a importância dessa participação para a inclusão social e o desenvolvimento dos assistidos. “Estamos muito honrados com o convite para participar, pelo terceiro ano consecutivo, do Pré-Carnaval de Divinópolis, com a apresentação do nosso Projeto MusicalIHA. Nossos assistidos se prepararam durante todo o ano passado, sob a orientação do instrutor Erick, e prometem dar um show de superação e alegria. A evolução deles é motivo de orgulho para nós e seus familiares, e demonstra a importância desse projeto de inclusão social desenvolvido no Instituto Helena Antipoff", disse.
Para mais informações sobre o projeto e o Instituto Helena Antipoff, acesse o Instagram @institutohelenaantipoff.
Bloco do Divino
Criado no final de 2019 pelo então secretário Municipal de Cultura, Gustavo Mendes Martins, o Bloco do Divino faz parte da Escola Municipal de Música “Maestro Ivan Silva” e é formado por músicos talentosos da Banda Municipal Teodosino Campos, professores e funcionários da escola, além de artistas da cidade e região. Sob a coordenação de Maria Tereza Mimoso, diretora da Escola de Música, o bloco conta também com a participação de foliões apaixonados pelas marchinhas de carnaval, incluindo o Rei Momo do Carnaval de Divinópolis, alunos da escola e outros entusiastas.
Com um repertório repleto de clássicas marchinhas de carnaval, o Bloco do Divino mantém viva a tradição do estilo, que nasceu no século XIX e continua a arrastar multidões com sua alegria contagiante.
Maria Tereza Mimoso, coordenadora da Escola de Música, expressou sua felicidade em fazer parte mais uma vez desse grande evento. "É uma enorme satisfação poder participar novamente do Pré-Carnaval do Divino. Esse evento celebra a música de forma vibrante, e é um prazer levar nossa Escola de Música para a avenida, espalhando alegria e emoção por onde passamos", declarou com entusiasmo.
O Bloco do Divino promete trazer ainda mais energia e animação para as ruas de Divinópolis, garantindo que o Pré-Carnaval de 2025 seja inesquecível para todos!
O Pré-Carnaval do Divino 2025 contou com o apoio de importantes patrocinadores e parceiros. São eles: Governo de Minas Gerais, Cemig, Brahma, Siccob Divicred, Plasdil, Sunless e a Empresa Municipal de Obras Públicas e Serviços (Emop), além das mídias credenciadas: Jornal Agora, Rádio Sucesso 93,1 e Rádio 94 Live, que estão contribuindo com a divulgação do evento. Agradecimento também ao vereador Ney Burguer que destinou recursos de emendas parlamentares para contribuir com a realização do evento.
A segurança e o bem-estar dos participantes foram garantidos com a colaboração de diversas entidades, todas reunidas na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Entre elas, destacam-se a SAMU, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Comissariado de Menor e os profissionais da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), que atuaram de forma integrada para garantir o sucesso e a segurança do evento.