A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), informa que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) anunciou novas diretrizes para a alimentação escolar no Brasil. A Resolução CD/FNDE nº 3/2025 traz mudanças significativas para aprimorar a qualidade nutricional dos alimentos oferecidos nas escolas públicas, alinhando-se ao Guia Alimentar para a População Brasileira.
Com as novas normas, a aquisição de alimentos ultraprocessados será gradualmente reduzida, enquanto o percentual mínimo para a compra de alimentos in natura e minimamente processados será ampliado. As medidas entrarão em vigor de forma progressiva, permitindo que as entidades executoras tenham tempo para se adaptar.
Em Divinópolis, a compra de alimentos já segue todos os critérios definidos por lei, com os cardápios elaborados pela equipe de nutricionistas da Alimentação Escolar/SEMED. Os cardápios são ajustados de acordo com as modalidades de ensino e priorizam uma alimentação adequada e saudável, com base no consumo de alimentos in natura ou minimamente processados. A equipe também realiza o acompanhamento e monitoramento da distribuição dos gêneros alimentícios, oferecendo orientações técnicas para evitar desperdícios e garantir o consumo adequado.
Diariamente, cerca de 14.000 alunos recebem alimentação escolar nas unidades atendidas. Em 2024, foram distribuídas 460 toneladas de alimentos, com um investimento total de R$ 4.525.878,79 (quatro milhões, quinhentos e vinte e cinco mil, oitocentos e setenta e oito reais e setenta e nove centavos). Vale ressaltar que, desse total, R$ 1.408.482,10 foram destinados à compra de produtos da Agricultura Familiar, impulsionando a economia local. Esse valor corresponde a 63,87% do total repassado pelo Governo Federal, superando o percentual mínimo exigido pela lei, que é de 30%.
A alimentação escolar oferecida na Rede Municipal de Ensino tem como objetivo garantir que cada criança tenha acesso a refeições saudáveis, contribuindo para o seu desenvolvimento físico e cognitivo, além de formar hábitos alimentares saudáveis que podem perdurar por toda a vida.