Relatório de 2024 mostra aumento no número de atendimentos, com destaque para questões financeiras e serviços essenciais.
A Prefeitura Municipal de Divinópolis, por meio do Procon, apresenta o balanço dos atendimentos realizados no ano de 2024. Ao longo do ano, foram registrados 6.566 atendimentos no Sistema Nacional Proconsumidor, com o mês de outubro destacando-se como o mais movimentado, com 695 atendimentos.
Cerca de 40% dos atendimentos foram relacionados a questões financeiras, como empréstimos consignados e cobranças indevidas. Os serviços essenciais representaram cerca de 30% dos atendimentos, com frequentes problemas envolvendo empresas de telefonia. Já o segmento de produtos respondeu por aproximadamente 20%, principalmente em relação a dificuldades com produtos em garantia.
Em comparação com 2023, quando foram registrados 5.172 atendimentos, o ano de 2024 apresentou um aumento de cerca de 26%.
O perfil dos atendidos mostra que 55% são do sexo feminino, com a faixa etária mais representativa (cerca de 30%) sendo acima de 61 anos.
Somando atendimentos de orientação, informação e registro, o Procon atendeu 16.455 consumidores em 2024.
O Procon está disponível através do WhatsApp (37) 3229-6550, e-mail procondivinopolis@gmail.com, ou presencialmente no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), na Av. Getúlio Vargas, nº 121, Centro.