A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), participou na quinta-feira (13/6), do Webinário Direitos & Inclusão Social da População em Situação de Rua, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).
Para iniciar o webnário, as representantes da Sedese deram as boas-vindas aos participantes e apresentaram o tema que seria abordado. A diretora de Proteção Social de Média Complexidade, Eliana Siqueira, conduziu as apresentações e reforçou as abordagens de cada participante.
O professor e convidado André Luiz comentou das pessoas em situação de rua em Minas Gerais que não estão cadastradas no CadÚnico, e da importância que essa ação tem para o controle dessa população. O professor finalizou sua fala propondo que sejam feitas elaboração de planos, categorizadas por regiões e políticas públicas de educação para garantir os direitos dessas pessoas.
O diretor de Vigilância Socioassistencial, João Paulo Freire, divulgou o número de pessoas em situação de rua em Minas Gerais e apresentou gráficos referentes às famílias em situação de rua beneficiárias do Programa Bolsa Família, aos jovens entre 18 e 29 anos que estão nestas condições, além de um comparativo por sexo. O diretor também fez suas considerações e analises a respeito do tema.
Fernando Henrique Soares, servidor do Pop Rua da cidade de Pará de Minas, foi um dos convidados para o webnário e contou sobre o serviço ofertado no município. O servidor também pontuou sobre a importância dos contatos entre as cidades de Minas Gerais e do compartilhamento de ações, para auxiliar outras cidades no desenvolvimento do setor.
A diretora Estadual de Políticas para a População em Situação de Rua e Catadores de Materiais Recicláveis, Luiza Mara Lima, reforçou os direitos fundamentais e a rede intersetorial de atenção à população em situação de rua. A diretora destacou sobre os serviços importantes que atendem à população, além dos direitos dignos de todo cidadão, como: água, alimentação digna, higiene pessoal, documentação, entre outros.
Para finalizar as apresentações, o Superintendente de Proteção Social Especial, Cristiano de Andrade, expôs suas considerações finais e agradeceu todos os presentes, destacando pontos importantes sobre o tema. No final do webnário, foi aberto um momento para perguntas e dúvidas a respeito da temática.
Serviços ofertados para a população em situação de rua de Divinópolis
Diariamente, a equipe de abordagem social da Semas passa nos pontos em que há um grande número de pessoas nestas condições, oferecendo serviços especializados exclusivos para as pessoas em situação de rua, garantindo seus direitos como cidadãos, como: serviço especializado de abordagem social, serviço de acolhimento em casa de passagem e serviço de acolhimento institucional para adultos e famílias.
A Semas ressalta ainda que trabalha na garantia de diretos desta população e não pode obrigá-los a sair do local. A Prefeitura pede à população que ajude indicando os serviços ou encaminhando os casos à Secretaria Municipal de Assistência Social, a qual tomará as devidas providências. O telefone da Abordagem Social é o (37) 9 9194-0090.
A Prefeitura informa ainda que, por meio da Semusa, a Atenção Primária do Município possui uma equipe exclusiva de consultório na rua, composta por medico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal e psicólogo. Todos os dias essa equipe realiza abordagens tanto in loco quanto na unidade de apoio, que fica junto a UAPS Niterói. Consultas médicas e de enfermagem, pré-natal, curativos, atendimentos odontológicos e abordagem psicossocial são alguns dos serviços ofertados.