A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude (Semej), com apoio da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), promoveu, na manhã de ontem (23/6), a 2ª edição do “Passeio Ciclístico Municipal – Todos contra a Pedofilia”.
A realização do evento desempenha um papel de grande importância para a prática de esportes na cidade. Além de fomentar momentos de práticas esportivas, proporciona momentos de confraternização entre pais, filhos, amigos e toda família.
O passeio começou às 9h, no pátio do Centro Administrativo da Prefeitura de Divinópolis, e seguiu em direção ao Parque da Ilha, completando o trajeto que passou pela rua Guapé, atravessando o bairro Belvedere até chegar à Praça dos Ferroviários (Maria Fumaça). Em seguida, passou pelo viaduto do bairro Esplanada, chegando centro da cidade e passando pela rua Pernambuco, avenida Getúlio Vargas e Praça Candidés.
Na sequência, o passeio seguiu em direção ao bairro Niterói, passando pelas ruas Francisco de Carvalho, Rubi, do Cobre, avenida Governador Magalhães Pinto, e por fim, atravessando a ponte do bairro Niterói, finalizando a edição no Parque da Ilha. A manhã foi finalizada após um delicioso café da manhã, oferecido em apoio com a padaria Ester Amaral Pães e Cia. Houve sorteio de brindes para os ciclistas.
O secretário de Esportes, Weslley de Oliveira, agradeceu a presença de todos e destaca como o evento tem impactos positivos na vida dos ciclistas. “A 2ª edição do Passeio Ciclístico foi um sucesso! Com a realização de mais este evento, nosso objetivo, além de mostrar os benefícios do ciclismo para as pessoas que ainda não conhecem este esporte, é proporcionar momentos de lazer e diversão entre famílias e amigos, como tivemos nesta manhã”, destacou.
O presidente da Associação Divinopolitana de Ciclismo (ADC), Sebastião Carlos de Castro, esteve presente e comentou sobre a importância do ciclismo como atividade física e como meio de locomoção. “O Passeio Ciclístico é uma forma da gente mostrar que o ciclismo tem muita força, destacando sempre a importância da prática para a saúde e da troca do veículo motorizado pela bicicleta, já que é um meio de transporte mais sustentável e limpo que contribui para o meio ambiente”, pontuou.
Aline Fernanda, de 39 anos, moradora do bairro Sidil, destacou seu ponto de vista sobre a realização de eventos como este, e contou um pouco sobre como começou a pedalar. “É o segundo ano que eu participo do Passeio Ciclístico e acho importante essa ação da prefeitura, incentivando o esporte. Comecei a pedalar na pandemia, por uma questão de saúde e mobilidade urbana. Então, hoje, eu vejo que é uma das práticas esportivas que mais consegue agregar as pessoas e a cidade”, expressou.
Sibele Lisboa Souza Dias, moradora do bairro Esplanada, comentou sobre sua história com o ciclismo. “A minha relação com ciclismo é desde criança, sabendo que moro no bairro Esplanada e é um bairro plano, então sempre pratiquei o ciclismo. Mas agora, o avanço da idade, a gente fica mais atento, porque é um esporte que te dá condições físicas e pulmonares. Como tivemos a pandemia, foi o que me salvou”, ressaltou.
O 2° Passeio Ciclístico teve o patrocínio de organizações como a Gerdau, Unimed Divinópolis e Bold, além do apoio da Associação Divinopolitana de Ciclismo (ADC), na organização; da Lions Bike, na divulgação; e da padaria Ester Amaral Pães e Cia.
A galeria de fotos do “2º Passeio Ciclístico Municipal – Todos contra a Pedofilia” está disponível no link
https://www.divinopolis.mg.gov.br/portal/0/galeria-de-fotos/454/2-passeio-ciclistico-municipal---todos-contra-a-pedofilia/.