A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), informa que o município é finalista do 12º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal - Edição 2024, no eixo Assistência Social. Os vencedores serão divulgados amanhã (5/6).
Representantes da Semas, junto com a vice-prefeita Janete Aparecida, estão presentes em Belo Horizonte no 39º Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), onde acontecerá a premiação. O prêmio é promovido anualmente e destaca as prefeituras que tiveram iniciativas inovadoras e eficazes na gestão pública e contribuem para a modernização e melhoria dos serviços públicos.
Do total de 243 projetos enviados pelas prefeituras de Minas Gerais, foram selecionados três projetos, de cada um dos quatro eixos contemplados neste ano: Assistência Social, Esporte, Cultura e Saúde. O projeto de Divinópolis “Construindo Pontes e Edificando Vidas, um novo modelo de Serviço de Acolhimento em República”, foi um dos selecionados.
No dia 11 de abril, a equipe da AMM esteve em Divinópolis para uma visita “in loco”, a qual faz parte do processo para a decisão dos ganhadores. Na ocasião, os representantes da AMM puderam conhecer a sede da Semas, além dos serviços ofertados pela secretaria. Em seguida, foram recebidos, também, no Centro Administrativo.
A premiação oferecida visa mostrar que é possível empreender no âmbito público municipal, transformando os projetos bem-sucedidos de políticas públicas em mecanismos para uma gestão moderna, voltada para resultados efetivos, contribuindo no desenvolvimento municipal e na qualidade de vida dos cidadãos.
Os municípios premiados em 1º lugar, além de receber um troféu, poderão fazer, gratuitamente, dois cursos da Escola de Gestão Municipalista (EGM), para dois servidores do município, além de ter sua prática divulgada no portal da AMM, mídias sociais, Revista “Noticias das Gerais” e demais veículos de divulgação da AMM.
Divinópolis está concorrendo com Diamantina, pelo Projeto Caravana Cadastro Único: Conhecer para Incluir; e com Itabira, com a implantação dos programas “Facilita” e “Facilita Trabalho”, por meio da Política Pública Municipal de Combate à Pobreza e Geração de Renda.