A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Fiscalização Urbana e Meio Ambiente (Seplam), participou, nos dias 27 e 28 de fevereiro, do 2º Fórum Mineiro de Meio Ambiente. No evento, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), também aconteceu o X Encontro Estadual de Secretários Municipais de Meio Ambiente.
O evento, realizado no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), em Belo Horizonte, teve como objetivo a capacitação, qualificação e troca de experiências de gestores e servidores da pasta ambiental de cada município participante.
Dentre os participantes, representaram a Prefeitura de Divinópolis: o secretário de Planejamento, Fiscalização Urbana e Meio Ambiente, Marco Túlio Silva Santos; a diretora de Meio Ambiente, Vilma Aparecida Messias; a gerente de Interface Jurídica, Marina de Oliveira Menezes; o gerente de Regularização Ambiental, Francisco de Faria Campos Júnior; os analistas ambientais, Rebecca Camilly Galvão dos Santos e Newton Gontijo Sampaio.
O secretário de Planejamento, Fiscalização Urbana e Meio Ambiente do município, Marco Túlio Silva Santos, falou sobre a importância de representantes do município participarem deste evento. "A participação ativa de Divinópolis em eventos desta natureza é importantíssima e demonstra o protagonismo do nosso município. Foi uma excelente oportunidade de adquirirmos e compartilharmos conhecimentos relativos à pasta ambiental, que é tão abrangente e complexa", ressaltou.
A diretora de Meio Ambiente da Seplam, Vilma Aparecida Messias, citou a importância da integração entre os municípios no enfrentamento dos desafios ambientais. "Muitos dos desafios enfrentados pelos municípios mineiros na temática ambiental são semelhantes, por isso capacitações e trocas de experiências como estas são fundamentais para que possamos aperfeiçoar continuamente o planejamento e execução de políticas públicas ambientalmente adequadas e eficientes no nosso município", destacou.
O evento contou com palestras voltadas, por exemplo, para fiscalização ambiental e federalismo, reorganização administrativa do estado, intervenções em áreas de preservação permanente urbanas, mercado de carbono, cidades sustentáveis, licenciamento ambiental municipal e fontes de financiamento para gestão ambiental municipal.
A programação do evento contou com palestras de especialistas renomados em meio ambiente, como: o secretário de Estado Adjunto do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Leonardo Monteiro; o procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU), Marcelo Kokke; o ex-Diretor-Geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Antônio Malard; o coordenador regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias do Rio das Velhas e Paraopeba, Lucas Pardini; o diretor-geral da Agência Reguladora Intermunicipal dos Serviços de Saneamento da Zona da Mata e Adjacências (ARIS-ZM), Gustavo Cardoso; a professora de Direito Ambiental no curso de pós-graduação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Cristiane Jaccoud.