Evento convida ciclistas e famílias para um trajeto cheio de paisagens naturais
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semde) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Cuidado Animal (Semac), em parceria com a Associação Divinopolitana de Ciclismo (ADC), realizará no domingo (1/3), o Eco Pedal, um passeio ciclístico que integra as comemorações do Dia Nacional do Turismo Ecológico.
O evento terá início às 8h, sendo o campo de futebol do bairro Candelária o ponto de encontro e de partida dos participantes, as secretarias convidam ciclistas, famílias e entusiastas da natureza em um percurso que contempla os importantes pontos turísticos e ecológicos do município. Durante o trajeto, os participantes passarão pela Cachoeira do Caixão, Casa do Olho e pelo Mirantes - Cruz e Capela, retornando ao ponto de partida.
A iniciativa tem como objetivo incentivar a prática esportiva, valorizar as belezas naturais de Divinópolis e fortalecer o turismo sustentável, promovendo a conscientização ambiental e o respeito às áreas e às comunidades locais.
“Essa será a oportunidade de fortalecer o Turismo Ecológico no município e apresentar à comunidade e turistas presentes, alguns dos lugares mais convidativos de Divinópolis”, destacou o gerente de turismo, Diniz Borges.
No Dia Nacional do Turismo Ecológico, celebra-se o ecoturismo como forma de viajar que alia o lazer, a preservação ambiental e a educação ecológica. A data reforça a importância de práticas sustentáveis, destacando o papel do turismo na conservação da natureza e na valorização do patrimônio natural.
A participação no evento é gratuita, e toda a comunidade está convidada a integrar esse momento de esporte, lazer e conscientização ambiental.
A Prefeitura destaca que ações como o Eco Pedal são fundamentais para estimular hábitos saudáveis, ampliar o contato da população com a natureza e promover a reflexão sobre a necessidade de conciliar o desenvolvimento turístico com a proteção contínua do meio ambiente, garantindo que o turismo seja, de fato, ecológico e sustentável.