As unidades de saúde realizaram diversas ações de conscientização para usuários e alunos da rede municipal
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou ontem (13/11) e hoje (14/11) diversas ações para usuários das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) Danilo Passos, Nilda Barros e Antônio Fonseca.
A ESF Danilo Passos forneceu orientações sobre saúde bucal durante todo o dia, ontem e hoje, para 270 alunos da Escola Municipal Adolfo Machado. Foram ofertadas informações a respeito de higiene bucal, escovação supervisionada, além da distribuição de kits com materiais para a saúde bucal.
A atividade teve como objetivo promover a educação em saúde bucal, orientando quanto à importância e a maneira adequada de realizar a higienização. Foi realizada pelos dentistas Cristian Mendes e Letícia Teles, junto às auxiliares em saúde bucal, Helaine Cristina e Verônica Pereira.
O supervisor da unidade, Jonhy Reis, agradeceu todos que contribuíram para a realização. “Agradecemos o acolhimento das diretoras, professoras e demais funcionários. Todos foram muito solícitos e nos ajudaram em todas as etapas para que a ação acontecesse”, destacou.
Hoje, a ESF Nilda Barros realizou uma ação de educação em saúde sobre diabetes. Os acadêmicos de medicina Yuri Fernandes e Rafaella Barbosa estiveram presentes na unidade esclarecendo dúvidas dos usuários, além de destacarem a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Chamaram atenção também para os hábitos saudáveis de vida como alimentação, atividade física, além do controle emocional.
A ação foi realizada em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), o qual foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar a população a prevenir e diagnosticar precocemente o diabetes.
A unidade do Antônio Fonseca promoveu uma ação sobre educação alimentar, física e ambiental para alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Nossa Senhora das Graças. As informações foram fornecidas pela enfermeira Diva Costa, pela nutricionista Lorena Queiroz e pelos agentes comunitárias de saúde Daniel Pedrosa, Kassia Carvalho e Marcelino Mendonça.