Campanha reforça a importância da prevenção e do cuidado integral com a saúde dos homens em todas as fases da vida
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), reforça durante o Novembro Azul a importância do cuidado integral com a saúde dos homens. Mais do que uma campanha voltada à prevenção do câncer de próstata, o mês busca conscientizar sobre a necessidade de hábitos saudáveis, consultas regulares e atenção à saúde física e mental ao longo de toda a vida.
Além de alertar para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, segunda principal causa de morte por câncer entre homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), com registro de mais de 70 mil novos casos estimados no triênio 2023-2025. A iniciativa também estimula o autocuidado e a prevenção de outras doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares.
A campanha também tem papel fundamental em quebrar tabus e incentivar o diálogo sobre temas ainda cercados de preconceito. O Novembro Azul leva informação acessível, desmistifica o exame de toque retal e mostra que cuidar da saúde é um ato de coragem e responsabilidade.
Crescimento na procura por atendimento
Dados da Semusa mostram que a procura por atendimentos masculinos em Divinópolis aumentou 7,22% entre janeiro e setembro de 2024 e o mesmo período de 2025, considerando homens acima de 40 anos.
Esse crescimento indica uma maior conscientização sobre a importância da prevenção, embora a maioria dos atendimentos ainda seja feita de forma imediata — ou seja, os homens continuam procurando as unidades de saúde principalmente quando já apresentam sintomas.
As faixas etárias entre 55 e 69 anos continuam sendo as que mais procuram atendimento, enquanto os homens mais jovens ainda apresentam menor adesão às consultas preventivas.
Entre as queixas mais comuns relatadas nas unidades de saúde de Divinópolis estão problemas urinários, dores musculares e ortopédicas, disfunções sexuais, sintomas cardiovasculares e questões emocionais, como ansiedade e depressão.
Também têm crescido os atendimentos relacionados a sintomas metabólicos, como cansaço, aumento de peso e alterações na glicemia, sinais que podem indicar doenças como diabetes ou colesterol alto.
Referência técnica da Semusa, Mateus Guimarães, comentou sobre estratégias para aproximar os homens do acesso à própria saúde. Algumas delas são: campanhas educativas com linguagem simples e direta; ações em locais de convivência masculina, como empresas, feiras e associações; ampliação dos horários de atendimento; parcerias institucionais com escolas, sindicatos e empresas e o uso de mídias sociais para alcançar diferentes faixas etárias.
Ele também falou sobre a importância dessas ações e sobre o desafio de aproximar o público masculino dos serviços de saúde. “As estratégias mais eficazes são aquelas que aproximam o homem do serviço de saúde, respeitam sua individualidade e transformam o cuidado em um ato de responsabilidade e orgulho, não de fraqueza. O segredo está em informar, acolher e facilitar o acesso”, destacou.
Exames essenciais
O profissional reforça que a prevenção começa com exames básicos de rotina, que ajudam a detectar alterações precocemente:
Exames de sangue: hemograma, glicemia, colesterol, triglicerídeos, função renal e hepática;
Avaliação da próstata: PSA e toque retal (recomendados a partir dos 50 anos, ou dos 45 em casos de histórico familiar);
Avaliação cardiovascular: pressão arterial, eletrocardiograma e/ou ecocardiograma.
Neste mês, a Prefeitura demonstra seu comprometimento com a saúde masculina ao intensificar ações contínuas de prevenção, orientação e cuidado integral. Por meio de campanhas, ampliação do acesso aos serviços e incentivo ao autocuidado, a gestão reforça a importância de que os homens adotem hábitos saudáveis e realizem acompanhamento médico regular, fortalecendo a política pública de promoção da saúde e qualidade de vida.