Mutirão envolve limpeza de bueiros, combate à dengue e recolhimento de inservíveis
Na próxima segunda-feira (03/11), a Prefeitura de Divinópolis promoverá mais uma ação conjunta preventiva na região da Lajinha e Vila Olária, localizadas entre os bairros Alto São Vicente, Niterói e São Luiz. A iniciativa terá início a partir das 8h, com participação das equipes da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), Secretaria de Governo (Segov) e Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanos (Semsur).
A ação, que ocorre anualmente, tem como objetivo preparar a região para o período chuvoso e prevenir ocorrências típicas da época. Durante o mutirão serão realizadas limpezas de bueiros, vistorias técnicas da Defesa Civil, ações de combate à dengue e orientações sobre saúde e prevenção a animais peçonhentos.
Uma equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) estará presente durante toda a ação para realizar o acompanhamento das famílias e orientações sobre os serviços e benefícios que o município tem disponíveis, além de auxiliar nas tratativas com os moradores, uma vez que muitas famílias da região já são acompanhadas ou atendidas pela unidade, o que facilita o trabalho integrado.
Também será realizado o recolhimento de materiais, como móveis e recipientes que possam servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Os moradores poderão deixar esses materiais em três pontos estratégicos: ruas Deputado Jaime Martins, Calcário e Niquelina, nas proximidades do Cruzeiro. A Prefeitura convida toda a comunidade a participar e colaborar com a ação.
Força-tarefa integrada
A equipe que compõe a força-tarefa atuará de forma integrada, apoiando o trabalho de recolhimento de materiais, orientação à população e panfletagem com informações preventivas sobre os cuidados durante o período chuvoso e o combate à dengue.
De acordo com Fabrício Sette, gerente da Defesa Civil de Divinópolis, as características da região tornam essas ações fundamentais. “Como de costume, todos os anos há a necessidade de realização do mutirão nesses locais, para promover, com segurança, a retirada de entulhos, poda de árvores e outros tipos de agravantes que possam comprometer a segurança das pessoas residentes na região. Este ano, em parceria com outras secretarias e entidades, faremos um trabalho mais abrangente”, explicou o gerente.
A ação reforça o compromisso da gestão municipal com a prevenção e a segurança da população, especialmente em áreas que exigem atenção especial durante a estação chuvosa.