A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoveu na tarde de ontem (19/9), por meio da Equipe Multiprofissional (Emult N), antigo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), um encontrão de encerramento do Hipergrupo de nove unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município.
Além disso, o evento também finalizou o “Desafio Saúde Total: Redução de medidas”, grupo de emagrecimento e bons hábitos, que aconteceu nas unidades Osvaldo Machado e Ermida. A ação aconteceu no salão da Igreja Nossa Senhora da Guia.
Este programa de acompanhamento, que está em sua segunda edição, durou cerca de três meses e teve como objetivo atender usuários hipertensos, diabéticos e obesos de nove unidades de saúde, sendo elas: Serra Verde, Osvaldo Machado Gontijo, Ipiranga, Danilo Passos, Ermida, Rancho Alegre, Belo Vale, Quilombo e Djalma Dutra.
O projeto é liderado pela nutricionista do EMult, Cláudia Rodrigues, e é composto ainda pelas psicólogas, Fernanda Toledo, Flávia Mesquita, Cristiane Bicalho e Keila Couy, pela fisioterapeuta, Bruna Bueno, pelo assistente social, Wilson Luciano Pinho, além do apoio de agentes comunitários de saúde (ACS), enfermeiros, Técnicos de enfermagem, médicos, farmacêuticos, dentistas e auxiliares das unidades contempladas com o grupo.
Este encontrão de encerramento buscou divulgar os resultados positivos que foram alcançados durante os três meses de projeto. No evento, foram servidos lanches saudáveis, feitos pelos próprios pacientes com receitas aprendidas durante os encontros. Além disso, os presentes compartilharam as experiências adquiridas no grupo, em uma tarde de confraternização muito agradável para todos.
Foi realizada, também, uma série de homenagens a profissionais que foram importantes durante o período, como os ACS, supervisores e a própria equipe do Emult. Depois, a nutricionista, Cláudia, anunciou o lançamento de um e-book, com mais de 40 receitas aprendidas nos encontros, para todos os usuários que participaram das ações. Ao final do evento, todos receberam um certificado de conclusão do período.
O encerramento foi marcado por diversos testemunhos emocionantes de pacientes que participaram do grupo e obtiveram os resultados esperados, depois de meses de muita luta e esforço, tanto do Hipergrupo, quanto do grupo de redução de medidas. Cerca de 90 pessoas estiveram presentes na ação.
Um desses exemplos é o de Faisson José de Almeida, usuário diabético da ESF Danilo Passos, que contou a respeito da mudança que o grupo trouxe para seu bem-estar. “Quando entrei no grupo, meus triglicérides estavam em 1.098. Com o suporte da Cláudia e a dieta que ela me passou, 3 meses depois esse valor voltou para 145. Hoje me considero um diabético, mas um diabético controlado. Agradeço muito esse acompanhamento”, relatou.
Outro testemunho muito marcante no evento foi de Francisca Martins Santana de Melo, da ESF Osvaldo Machado Gontijo, que participou do grupo de redução de medidas e também teve resultados muito satisfatórios. “Foi ótimo ter encontrado o grupo no meu bairro, porque eu tinha muita necessidade de fazer regime, mas eu não concordava em mudar hábitos alimentares e passar fome. Porém eu nem imaginava que realizando uma dieta correta, eu não passaria fome. Estou muito feliz, já consegui reduzir 9 quilos, faltam 11, e eu vou conseguir!”, afirmou.
O supervisor das ESF Ipiranga e Nilda Barros, Alisson Israel Rodrigues, reforçou a importância desse projeto para os usuários da comunidade em geral. “O trabalho da nutricionista Cláudia Rodrigues e de sua equipe, junto a população, evidencia a assistência e a qualidade do cuidado centrado na pessoa. Usuários de várias unidades de saúde puderam alcançar mais qualidade de vida por meio de mudanças de estilo de vida aprendendo hábitos e aclimatação saudável. A grandeza desse trabalho enaltece o cuidado longitudinal e a excelência das ações em saúde desenvolvidas pelas equipes das unidades básicas”, destacou.
De acordo com o gerente de Assistência Farmacêutica e referência técnica da Emult, Geraldo de Almeida, o projeto foi essencial, pois, sobretudo, transmitiu informação para o usuário da unidade de saúde. “Nesse período curto, de 3 meses, já conseguimos obter resultados extremamente relevantes. Esse resultado, ao longo dos anos, será mais importante ainda, evitando o agravo de muitas doenças. Então, este projeto visa realmente isso, trazer qualidade de vida e informação para a população”, pontuou.
A nutricionista e líder do projeto, Cláudia Rodrigues, também salientou a importância desse acompanhamento para todos os pacientes que participaram da ação. “A educação em saúde é muito importante porque traz benefícios duradouros de mudanças de hábitos, então como o diabetes e a hipertensão são doenças nutricionais e habituais, quando se traz a informação certa e ocorre a mudança dos hábitos, existe uma melhora significativa. Esses projetos que mantem a doença em controle são fundamentais, pois, como foi possível perceber aqui com os testemunhos, os resultados são reais”, finalizou.