A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), divulga que as atividades com o “Entre Pontos: Caderno de Educação Patrimonial” continuam sendo desenvolvidas com as escolas locais.
A Escola Municipal João Gontijo da Fonseca recebeu, hoje (19/6), os cadernos de Educação Patrimonial para inserção dentro das salas de aulas. O “Entre Pontos: Caderno de Educação Patrimonial”, publicado em 2022, surgiu a partir de um projeto voltado para aliar a Educação Patrimonial com conceitos basilares da história geral e local.
Nesse sentido, a elaboração dessa publicação buscou atender à necessidade de tratar os conceitos específicos da história colonial relacionados ao tempo do surgimento do Arraial do Divino Espírito Santo e São Francisco de Paula, período originário de povoamento. Atendido todos esses pontos, o caderno procurou ainda registrar qual o legado deixado por esse período para a história de nossa cidade como patrimônio cultural através de uma série de atividades que acompanham o mesmo.
O historiador e gerente de Memória e Patrimônio, Faber Barbosa, relata sobre o projeto. “O Caderno de Educação Patrimonial é distribuído às escolas e depois é recolhido para uma análise dos pesquisadores envolvidos do que foi abordado pelas crianças, de suas perspectivas sobre o período trabalhado e de suas possíveis heranças e influências sobre a realidade delas”, explicou.
O caderno possui as ilustrações de Izaac E. Silva Soares e textos de José Heleno Ferreira, Izaac E. Silva Soares, Faber Cayton Barbosa.