Servidor deixa legado histórico após três décadas de dedicação à preservação da memória cultural de Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realizou na manhã desta quarta-feira (10/9), na sede da Secretaria, na Praça da Estação, uma cerimônia em homenagem ao servidor Marcos Antônio Vilela Crispim, reconhecido como o “Guardião do Arquivo”. O evento marcou sua aposentadoria após três décadas de dedicação ao município e contou com a entrega de uma placa em reconhecimento aos serviços prestados e de uma escultura que simboliza sua condição de guardião do Arquivo Público Municipal.
O homenageado iniciou sua trajetória no serviço público em 1995, atuando na Biblioteca Pública Ataliba Lago. No ano seguinte, assumiu o desafio de estruturar o Arquivo Público Municipal, tornando-o referência regional na preservação da memória histórica.
Ao longo da carreira, Marcos Crispim destacou-se pela competência, dedicação e compromisso com a cultura e a história de Divinópolis, além de deixar contribuições importantes, como a publicação do livro “Atos dos Presidentes e Vereadores da Câmara Municipal de Divinópolis (1912-1945)”. Também recebeu diversas honrarias, entre elas o título de Servidor Destaque (2009), Destaque Cultural (2015), Moção Congratulatória (2023) e o Troféu Orfeu da Academia Divinopolitana de Letras (2024).
O evento reuniu autoridades, servidores e amigos, e contou com apresentação musical da Escola Municipal de Música “Maestro Ivan Silva”, sob coordenação de Maria Tereza Mimoso. Em discurso, o secretário municipal de Cultura, Mardey Sousa Russo, destacou que Marquinhos “deixa um patrimônio imensurável para a história de Divinópolis, fruto de seu zelo e generosidade ao longo de três décadas de serviço”.
A vice-prefeita Janete Aparecida também enalteceu a contribuição do servidor, afirmando: “Divinópolis tem história, e você, Marquinhos, contribuiu imensamente com essa história, cuidando com carinho do nosso Arquivo Municipal”.
Emocionado, Marcos Antônio Vilela Crispim agradeceu pelas homenagens e resumiu sua trajetória com sentimento de missão cumprida. “Hoje encerro 30 anos, 3 meses e 3 dias de dedicação à Prefeitura com a certeza de que fiz um bom trabalho. A vida é feita de ciclos, e este se encerra com gratidão, fé e alegria. Valeu Prefeitura, valeu Biblioteca Pública, valeu Arquivo Municipal e todos os colegas com quem trabalhei. O importante é deixar sempre o melhor de nós. Necessário é recomeçar.”