Transparência, valorização artística e ampliação do acesso marcam balanço da Secretaria Municipal de Cultura
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), apresentou, na tarde desta segunda-feira (8/9), a prestação de contas referente às ações realizadas no último período. A apresentação ocorreu na Câmara Municipal e destacou os principais avanços, investimentos e resultados alcançados pela pasta.
O relatório evidenciou a reorganização administrativa da secretaria, a valorização dos artistas locais, a ampliação de espaços culturais e a execução de projetos estratégicos, como o programa “Corpo em Ação”, voltado para a educação teatral no Teatro Usina Gravatá. Também foram ressaltadas iniciativas como a implantação da Sala dos Artistas, a revisão das leis da Cultura e a criação do Sistema Municipal de Cultura.
Entre os destaques estão os grandes eventos realizados na cidade, como o Pré-Carnaval do Divino, o Desfile Cívico em comemoração aos 113 anos de Divinópolis, o festival Divino Inverno, o projeto Evangelizar é Preciso, o Festival de Comida Preta, além de dezenas de espetáculos no Teatro Municipal Usina Gravatá, ações da Biblioteca Ataliba Lago e atividades da Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva.
Os números também chamaram a atenção: somente no primeiro semestre de 2025, mais de 100 mil pessoas foram alcançadas pelas ações culturais, 500 artistas e coletivos foram beneficiados, e a execução orçamentária da Semc chegou a 85%, com meta de atingir 98% até 2029.
O secretário municipal de Cultura, Mardey Russo, ressaltou a importância da transparência na gestão. “É fundamental que a população e os vereadores tenham acesso a esses resultados. A cultura em Divinópolis cresce quando conseguimos valorizar nossos artistas, ampliar o acesso da comunidade e garantir que os recursos públicos sejam aplicados de forma responsável e transformadora”, destacou.
A prestação de contas reforçou ainda o compromisso da administração municipal com a democratização do acesso à cultura, o fomento à economia criativa e a valorização da identidade cultural de Divinópolis.
Estiveram presentes os vereadores e membros da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara – Ney Buguer (presidente), Matheus Dias (secretário) e Anderson da Academia (membro) – juntamente com os parlamentares Israel da Farmácia e Wesley Jarbas.