Evento reúne produções nacionais, oficinas formativas e debates para aproximar a população do cinema e do audiovisual
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a realização da 2ª Mostra Cine Divino, um evento que celebra o audiovisual e o cinema nacional com uma programação gratuita e aberta ao público. A Mostra exibirá curtas-metragens documentais, de ficção e animação produzidos entre 2024 e 2025, selecionados para apresentar um panorama da produção brasileira contemporânea, destacando sua diversidade cultural.
Entre os dias 1º e 4 de setembro, será promovida, na Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva, a oficina gratuita de Interpretação para Cinema, voltada a artistas e interessados mediante inscrição prévia. O resultado audiovisual da oficina será exibido no encerramento da Mostra, no Teatro Municipal Usina Gravatá. Nos dias 3 e 4, haverá sessões especiais com produções divinopolitanas em espaços públicos: no dia 3, no “Circo para Todos”, no bairro Jardim Copacabana, e no dia 4, na Praça Benedito Valadares (Praça do Santuário). Após as exibições, o público poderá participar de rodas de conversa com os realizadores.
De 5 a 7 de setembro, o Teatro Municipal Usina Gravatá receberá cerca de 30 curtas-metragens de diferentes regiões do Brasil. Além das exibições, a programação inclui mesas de debate com produtores audiovisuais convidados e encontros temáticos, promovendo reflexão e troca de experiências sobre o setor.
A Mostra Cine Divino tem como objetivo incentivar o acesso ao audiovisual, fortalecer a cadeia produtiva do setor em Divinópolis e estimular a formação de público para o cinema nacional e regional. Toda a programação é gratuita.
Mais informações e a programação completa estão disponíveis no Instagram oficial da Mostra (@mostracinedivino). Para contato, a produção está disponível pelo telefone (37) 99969-2282, com Ramon Aguiar, diretor de produção.
A 2ª Mostra Cine Divino é uma produção da Urucum Produções, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Divinópolis e realização da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Lei Paulo Gustavo e do Ministério da Cultura.