18 MAI 2023
Creas realiza reunião na Delegacia de Atendimento à Mulher e à Pessoa Idosa
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a partir da organização e mediação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou ontem (17/5), uma reunião na Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher e à Pessoa Idosa. O objetivo do encontro foi discutir as demandas dos serviços e construir do fluxo de operacionalização do trabalho em rede.

Foram apontadas as demandas emergentes, destacando o aumento crescente de pedidos de institucionalização de pessoas idosas e de recebimento de denúncias de violência nas suas diversas formas, quais sejam: negligência, exploração patrimonial, maus tratos e abandono, sendo necessário alinhamento de condutas e construção do fluxo de encaminhamentos pertinentes, considerando-se as especificidades de cada caso e competências institucionais dos serviços da rede de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa.

A reunião permitiu o esclarecimento de especificidades sobre a abordagem da violência, pautada no Estatuto da Pessoa Idosa, de procedimentos pertinentes à delegacia, ao Creas e ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), os requisitos técnicos e dados necessários para o preenchimento de formulários de encaminhamento, a importância do Registro de Ocorrência (REDS) e do Termo de Ajustamento de Conduta entre os envolvidos junto à delegacia.

Márcia Gonçalves, conselheira do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, relatou a preocupação do Conselho com o número elevado de denúncias de violência contra idosos que o órgão vem recebendo. “O Conselho, junto à Secretaria de Assistência Social, vem planejando estratégias em articulação com os serviços do sistema de segurança pública e da rede de políticas públicas local, com vistas à melhoria do atendimento às demandas voltadas para a garantia de direitos e combate à violência contra a pessoa idosa”, destacou.

A reunião contou com a participação da delegada de Polícia Civil, Francielly de Queiroz; do representante da delegacia, Mateus Henrique; a coordenadora do Creas, Adriana Eva Cardoso; o advogado do mesmo serviço, Hélio Coura; o representante do Serviço de Abordagem à População de Rua, João Carlos Cândido; a psicóloga, Rosângela Botelho, e a estagiária de psicologia, Khiara Nunes.