A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), realizou na tarde de hoje (2/3), a cerimônia de entrega do certificado “Orgulho Divinopolitano”. A solenidade foi realizada no Centro Administrativo, em dedicatória aos artistas plásticos.
Um dos homenageados, desta vez é Cloves Barbosa. Aos 10 anos, quando trabalhava com o pai na pintura de uma das casas de propriedade da família, Cloves sofreu um acidente com cal e perdeu totalmente a visão do olho esquerdo, sendo uma época de muito sofrimento.
Na década de 1980 ajudou nas tradicionais barraquinhas do Lar dos Idosos. Foi também voluntário na arrecadação de contribuições para as Obras Assistenciais Frederico Ozanan. A partir disso, Cloves decidiu montar um novo projeto, o "Projeto Social Da Capela Deus Pai", com o objetivo de arrecadar material escolar para crianças e adolescentes de abrigos de Divinópolis, tarefa que se mantém até os dias de hoje.
Em 2012, passou o réveillon com a família na chácara da sua irmã, e ao retornar visitou a casa de um dos irmãos, onde viu uma caixa cheia de toquinhos de mdf, cortados a laser, que o irmão guardou por acaso, sem ter a ideia de sua utilidade. Cloves, então, os levou consigo e os transformou numa gruta para colocar imagem de santo. Através disso, confeccionou várias grutas para montar presépios, quando também teve a ideia de montar mandalas, trabalho este que continua realizando por se tratar, sobretudo, de uma terapia.
Há alguns anos atrás, o artista foi convidado para a Missão de Nazaré para fazer um trabalho na chácara São João Paulo II, uma vez por semana, na clínica terapeuta, destinado a adolescentes envolvidos com drogas, onde era recebido com entusiasmo pelos internos, que amavam essa atividade. O que começou por acaso, já o levou a fazer exposições no Senac, Geec, Câmara Municipal e feira do leite em Pompéu.