22 NOV 2022
PROCON
Procon orienta consumidores para as compras na Black Friday
A Prefeitura de Divinópolis, por meio do Procon Municipal, orienta os consumidores locais sobre a Black Friday, que ocorrerá na próxima sexta-feira (25/11).

O Procon Municipal faz alertas e dá dicas para esse período de compras, são eles:

* Pesquisa antecipada de preços: Durante os próximos dias é importante acompanhar a evolução de preços dos produtos desejados, bem como as condições de pagamento disponibilizadas pelos fornecedores para então verificar, no dia da promoção, se aquele produto faz parte da Black Friday e comparar os preços apresentados.

* Compras pela internet:

- Nas compras online, o consumidor pode desistir da compra no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato do recebimento do produto.

- Cuidado com sites falsos! Eles são praticamente idênticos aos originais. Em caso de dúvidas, o consumidor deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa para confirmar se o preço praticado é aquele mesmo.

- Confira se há o produto desejado em estoque e o prazo de entrega. Grande parte das reclamações recebidas pelo Procon dizem respeito ao atraso ou não entrega dos produtos. Nesses casos o consumidor tem três opções: exigir o cumprimento forçado da oferta, aceitar um outro produto pelo mesmo preço pago ou ainda receber de volta o valor pago.

- Suspeitar de anúncios recebidos por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens, sendo que, se quiser entrar no site de alguma empresa, o consumidor deve digitar o endereço eletrônico no navegador do computador. A orientação é não entrar em links fornecidos por e-mail ou SMS.

- Verificar se o site é seguro: no momento da transação, conferir se no canto superior esquerdo da tela há um cadeado fechado. Isso significa que a conexão é segura.

* Política de Troca: Buscar informações sobre a política de troca da empresa, tendo em vista que trocas em razão de modelo, cor e tamanho não são obrigatórias.

* Vício: Ainda que adquirido em promoção, se o produto apresentar vício (problemas) dentro do período de garantia, a assistência técnica indicada pelo fabricante deve ser acionada para que o problema seja solucionado. Caso o produto não seja reparado no prazo de até 30 dias, o consumidor já passa a ter direito à substituição por outro da mesma espécie, à restituição da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço.

* Mais dicas:
- Desconfiar de preços muito abaixo da média, pois podem indicar fraude.
- Cautela! É preciso avaliar se a compra é realmente necessária, evitando assim o endividamento.

Em caso de dúvidas, o Procon está à disposição em nossos canais digitais ( WhatsApp: 3229-6550 ou e-mails: atendimentoprocon@divinopolis.mg.gov.br ou procondivinopolis@gmail.com) ou ainda presencialmente no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizado na avenida Getúlio Vargas, nº 121, Centro.