14 SET 2022
Prefeitura de Divinópolis promove segunda cirurgia bariátrica pelo SUS
A Prefeitura Municipal de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem a satisfação de comunicar que aconteceu hoje (14/9), a segunda cirurgia bariátrica ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município. A operação foi realizada no Complexo de Saúde São João de Deus e é a segunda, de uma série de 10 contratadas pela Semusa. A cirurgia foi um sucesso, sem intercorrências e a paciente passa muito bem.

O importante e delicado processo pré-cirúrgico foi totalmente realizado na Policlínica, envolvendo equipe multiprofissional da rede que conta com médico cirurgião, endocrinologista, enfermagem, psicologia, nutrição e serviço social, proporcionando segurança e conforto para que o procedimento acontecesse mais uma vez, de forma exitosa, como foi feita.

A paciente continuará sendo assistida pela equipe que a partir de então conduzirá os cuidados pós-cirúrgicos, seguindo uma linha de cuidados essenciais para sua recuperação e evolução no processo de promoção à saúde e qualidade de vida.

O protocolo de atendimento a pacientes submetidos a cirurgia bariátrica foi definido através da Portaria nº 021/2022 publicada no dia 30 de agosto. Através deste protocolo foi formalizado todo o fluxo de atendimento e elegibilidade a pacientes sensíveis à cirurgia bariátrica, definindo cada etapa da cirurgia, seja ela no pré, trans ou pós operatório, garantindo o acompanhamento multiprofissional do paciente na rede municipal de saúde.