12 AGO 2022
GOVERNO
Uemg apresenta proposta de Confecção do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
A Prefeitura de Divinopolis, por meio da Secretaria de Governo, recebeu na manhã de hoje (12/8), no Centro Administrativo, a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), para assinatura da proposta de Plano de Trabalho a ser empregado na elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada da Resíduos Sólidos (PMGIRS) para o município de Divinópolis.

Estiveram presentes na reunião, a reitora da Uemg Lavínia Rosa Rodrigues; o professor e vice-reitor Thiago Torres Costa Pereira; a diretora da Unidade Divinópolis, Ana Paula Martins; os professores Mauro César Cardoso Cruz e Tiago de Morais Faria Novais; que foram recebidos pela vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida; pelo secretário de Meio Ambiente, Pabloneli Vidal, pelo secretário de Fiscalização de Obras Públicas, Paulo Silva e pelo assessor do Gabinete, Demétrio Bento.

A vice-prefeita destacou a importância de valorizar as parcerias e a capacidade intelectual para a elaboração do plano que foi entregue. “Agradeço imensamente a Uemg em aceitar a parceria com baixo custo e com alta qualidade na elaboração deste plano, eu tenho certeza da capacidade do corpo técnico de vocês e a educação que oferecem aos estudantes que não tem igual. A Uemg sempre foi parceira nossa na educação, cujo estagiários são nossos braços direitos. É uma grata satisfação estar recebendo todo esse corpo docente aqui hoje fazendo parte do projeto”, agradeceu.

A reitora da Uemg, Lavínia Rosa Rodrigues, se disse muito orgulhosa pela Uemg unidade Divinópolis estar fazendo parte de um projeto de grande importância para o município. “Isso deixa uma marca, não só agora nessa gestão, mas com certeza refletirá por muito tempo. A tendência é realmente cada vez mais aperfeiçoar os projetos e que a gente possa trabalhar nessa perspectiva de um mundo mais sustentável, melhor de se viver, que a gente possa ser mais feliz, nós agradecemos muito”, finalizou.

O secretário de Meio Ambiente, Pabloneli Vidal, destacou a importância do plano para o município. "O Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos é uma ferramenta de planejamento estratégico de relevante importância para transformar Divinópolis em  uma cidade limpa e sustentável, e ter a UEMG como parceira nessa construção é um ganho técnico imensurável, visto tratar de uma Universidade que conhece o dia a dia de nossa cidade, conhecimento essencial para determinar as diretrizes e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável dos resíduos sólidos”.

O objetivo geral do Projeto de Prestação de Serviços consiste na elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para o município de Divinópolis, mas, concomitantemente ao objetivo geral, o projeto também almeja a Elaboração de Diagnóstico da Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos e de Construção e Demolição no município de Divinópolis; a  proposição de melhorias e atualização do arcabouço legal que remete ao tema no município; e o diagnóstico dos principais pontos e agentes cuja necessidade de propostas se mostra mais urgente.