21 JUN 2022
Semas inicia ações da Semana Estadual de Prevenção as Drogas
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), iniciou ontem (20/6) as ações programadas para a Semana Estadual de Prevenção as Drogas - "Prevenção: Conexão com a Vida". A semana é promovida pela Semas e pela Diretoria Sobre Drogas.

Foram realizadas, em parceria com o Conselho Municipal Sobre Drogas (Comad), rodas de conversas dentro das instituições com caráter residencial transitório, denominadas “Comunidades Terapêuticas” regulamentadas no município.

As rodas de conversas se orientam pelos diferentes níveis de prevenção, sendo elas:

•    Prevenção Primária: ações e conscientização destinadas a evitar ou retardar o contato de pessoas com SPA (substâncias psicoativas);

•    Prevenção Secundária: intervenções mais especializadas e focadas, que visam impedir a evolução do consumo de drogas por usuários que começam a manifestar problemáticas associadas ao uso;

•    Prevenção Terciária: foco principal de debate, visto que aborda pessoas que já se encontram em vulnerabilidade biopsicossoacial, em decorrência da dependência química.

De acordo com Thalita Gonçalves, psicóloga convidada em uma das instituições, “o tema foi trabalhado sob a perspectiva de intervenção terciária, em que foi proposto que o grupo pensasse em pontos de conexão com a vida que possibilitaria seu protagonismo, mediante ao enfrentamento e possível superação da realidade”, ressaltou.

Até o momento, as rodas de conversa ocorreram na Comunidade Terapêutica Fonte Viva (masculina), com a mediação da psicóloga, Maria dos Anjos e na comunidade Pérolas (Feminina), tendo como mediadoras, a psicóloga, Thalita Gonçalves e a assistente social, Angelica Lima.