A Prefeitura de Divinópolis por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou na sexta feira (3/6), às 19h, a solenidade de inauguração da sede do Serviço de Acolhimento Institucional para Jovens, modalidade República.
Este projeto tem como objetivo acolher em república jovens, oferecendo proteção, apoio e moradia subsidiada a grupos de pessoas em estado de abandono, situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados e sem condições de moradia e autossustentação.
A Associação Aliança de Misericórdia é a responsável pela administração do espaço e implementação deste projeto de proteção. A ação é destinada, prioritariamente, a jovens entre 18 e 21 anos, após o desligamento de Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes e possui tempo de permanência limitado.
O atendimento deve apoiar a construção e o fortalecimento de vínculos comunitários, a integração e participação social e o desenvolvimento da autonomia das pessoas atendidas. O serviço deve ser desenvolvido em sistema de autogestão ou cogestão, possibilitando gradual autonomia e independência de seus moradores.
A secretária de Assistência Social, Juliana Coelho, que estava presente na solenidade se emocionou ao falar sobre o serviço. “A República era um sonho pessoal da nossa vice-prefeita e do prefeito. Sabemos que a entidade Servos da Cruz foi uma grande escola de vida para vocês. Muito além do acolhimento, eles ofereceram condições de vida, moradia, amor e colo. Hoje, aqui, iniciamos uma nova etapa na vida de vocês. Mais uma oportunidade que se abre. Nós sonhamos por este dia e esperamos que vocês abracem essa oportunidade”, salientou aos jovens acolhidos.
Além dela, Otávio Cardoso, assessor da Vara da Infância e Juventude, relatou um pouco da sua própria experiência e de como o projeto vai ajudar no amadurecimento e na autonomia dos jovens beneficiados. “Eu trabalho desde os meus 16 anos e é muito bom ter essa autonomia. Você trabalhar, ganhar o seu dinheiro, tem suas preocupações diárias e uma conta ali pra pagar é prazeroso. Essa é a primeira implantação aqui do projeto república então é tudo muito novo. Infelizmente são apenas dois anos de programa, por isso agora é o momento de vocês dois darem as mãos pra que tenham um futuro brilhante,” falou ele, aos assistidos.
O gerente de projetos da Associação Misericórdia, Juliano de Moura Alves, relatou sobre a dificuldade de tirar o projeto do papel e reforçou o compromisso de sempre ajudar e dar oportunidade aos jovens. “Muitas situações aconteceram direcionando para que o serviço não quisesse começasse, mas Deus nos honrou com esse espaço, para acolher esses jovens. Queremos reforçar o nosso compromisso também com o município, de poder ajudá-los. Assim como todos nós tivemos, em algum momento da nossa vida uma oportunidade, eles possam continuar tendo essa oportunidade e possam de verdade conseguir construir um futuro diferente,” relatou.
Além dos que se pronunciaram, a cerimônia contou com a presença da diretora de Interfaces com Políticas Socioassistenciais, Luciana Araújo; dos jovens assistidos, servidores e pessoas que ajudaram o projeto a se realizar.