26 JAN 2022
GOVERNO
Prefeitura assina convênio com Sebrae para execução do Programa Cidades Empreendedoras
A Prefeitura de Divinópolis, através de seus representantes, assinou ontem (25/1), em um convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), com o objetivo de atuarem de forma conjunta em iniciativas de fomento ao empreendedorismo, através do programa Cidades Empreendedoras.

A ação terá a FIEMG Regional Centro-Oeste e o Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON-CO) como intervenientes, com o objetivo de atuarem de forma conjunta em iniciativas de fomento ao empreendedorismo. A solenidade de assinatura do protocolo de intenções foi realizada na sede da Fiemg.

“Cidades Empreendedoras” visa direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico local com foco na melhoria do ambiente de negócios, no fomento ao empreendedorismo e na promoção da competitividade empresarial. Trata-se de uma atuação sistêmica junto ao Poder Público, para que este seja um agente facilitador, fomentador, eficiente e ágil conduzindo a um processo de desenvolvimento equilibrado, inclusivo, cooperativo e competitivo. Este programa vem de encontro à visão e atuação do município para fomento aos pequenos negócios, de acordo com políticas municipais de desenvolvimento.

Para a vice-prefeita, Janete Aparecida, esta assinatura vem a confirmar a entre as instituições Prefeitura, Fiemg e Sebrae. “Nossa gestão é em defesa da cidade e esta parceria fará com que todos nós caminhemos juntos em prol do desenvolvimento”, destacou.

Dentre outras atividades, o programa viabilizará a realização de instrutorias e consultorias especializadas para gestores públicos e técnicos da administração pública que participam dos processos de elaboração, revisão e aprovação dos códigos de construção, obras e edificações.

De acordo com gerente da Regional Centro-Oeste do Sebrae-MG, Leonardo Mol, as principais características do programa são a gestão compartilhada e a desburocratização de atividades, sobretudo, do segmento da construção civil. “O setor da construção civil é o maior gerador de emprego e renda para o município, por isso é importante que os entraves sejam desfeitos para promover o desenvolvimento econômico e social”, enfatizou.

De acordo com o presidente da Fiemg Regional Centro Oeste e do Sinduscon, o Eduardo Soares, a expectativa é que profissionais técnicos tenham participação para traçar estratégias e contribuir com o município na busca pela promoção do desenvolvimento. A Nova Lei de Uso e Ocupação do Solo, Código de Obras e aprovação de projetos online são o tripé do programa.  “Essa é uma iniciativa que será um marco para Divinópolis. Esperamos e acreditamos que o programa resulte em significativos avanços para a cidade”, finalizou.

Também estiveram presentes, como representantes da Prefeitura de Divinópolis: o prefeito Gleidson Azevedo, o assessor especial de Governo, Fernando Henrique; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Ângelo; o secretário de Meio Ambiente, Pablonelli Vidal e a diretora de Comunicação, Samara Souza.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024