20 DEZ 2021
Centro Administrativo recebe 21 exposições em 2021
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov) – Diretoria de Comunicação, em parceria com diversas outras secretarias municipais e entidades do município, inovou e, pela primeira vez, desde sua inauguração em novembro de 2016, utilizou o Centro Administrativo como galeria para diversas exposições.

Durante todo o ano de 2021, foram realizadas 21 exposições de temas diversos, na maioria das vezes, ligado à alguma data comemorativa. A decisão pela abertura do espaço para exposições partiu da vice-prefeita e secretária municipal de Governo, Janete Aparecida. “Logo no início do mandato vi que o espaço poderia ser melhor aproveitado para exposições e para destacar campanhas de conscientização. É uma grande alegria ver um espaço, antes sem uso, agora sendo visitado por centenas de pessoas”, salientou.

A inauguração do local como galeria aconteceu em fevereiro com a exposição “Antigos Carnavais de Divinópolis” e, no mês de março, o tema foi o Dia Internacional da Mulher, ambas realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Em abril foi a vez de uma exposição do Instituto Helena Antipoff, realizada pela entidade. Maio a exposição foi um varal de cartas em homenagem às mães, realizada pela Segov. No mês de junho a mostra foi em homenagem aos 109 anos de Divinópolis, realizada pela Semc. O 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros e o GEEC, foram os expositores do mês de julho.

Agosto foi a vez de homenagear os reinadeiros, em exposição montada pela Semc e de homenagem às pessoas com deficiência com mostra realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Teve ainda uma exposição em homenagem aos servidores municipais que são pais, montada pela Secretaria de Administração (Semad) em parceria com a Diretoria de Comunicação.

No mês de setembro aconteceram três exposições. Iniciou com a abertura da mostra da Semana Nacional do Trânsito, organizada pela Secretaria Municipal de Trânsito (Settrans). Depois foi a vez da Secretaria Municipal De Desenvolvimento Econômico, abrir a exposição “Turismo em Divinópolis”. O mês foi encerrado com a exposição em homenagem à Semana do Idoso, organizada pela Semas.

Outubro foi o mês mais movimentado, com quatro exposições.  A primeira do mês foi em homenagem aos professores, organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), seguida pela exposição “Vitórias”, de conscientização ao câncer de mama, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), e pela jornalista Katiuscia Freitas, da Diretoria de Comunicação.

Ainda em outubro, a Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanos (Semsur) foi a responsável pela mostra “Lixo Zero” e, encerrando o mês, foi a aberta uma exposição de fotos em homenagem ao Dia do Servidor Público, uma realização da Semad em parceria com a Diretoria de Comunicação.

No mês de novembro aconteceu a exposição “Revele Seu Talento” com produtos comercializados por servidores municipais, organizada pela servidora Margareth Campos da Semas. A Semc organizou a mostra “A Ferrovia em Divinópolis” e, fechando o mês, foi a vez do Mundi e Conselho Municipal Sobre Igualdade Racial realizarem uma exposição em prol da Consciência Negra. Fechando o ano de 2021, o mês de dezembro recebe um presépio de Natal, construído por servidores da Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop).

Além das exposições, o setor de Cerimonial de Diretoria de Comunicação, que tem à frente da organização, o servidor Augusto Fidelis e como mestre de cerimônias, a diretora de Comunicação, Samara Souza, realizaram 28 outros eventos, como inaugurações, aberturas de novos serviços, entrega do título “Orgulho Divinopolitano” e por solicitação de entidades parceiras.

Para Augusto Fidelis, é uma grande satisfação ver o espaço movimentado e a volta da realização de eventos. “É uma grande satisfação ter organizado todas estas exposições e ver a alegria das pessoas que visitaram cada uma. Já estamos iniciando a organização das atividades de 2022”, destacou.