20 DEZ 2021
Unidades de Saúde realizam inserção de DIU
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), comunica que está descentralizado para as Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) a inserção do DIU (Dispositivo Intra-Uterino), com o objetivo de aumentar a oferta do contraceptivo e facilitar o acesso.

Este procedimento, que antes era realizado somente na Policlínica, agora também está sendo ofertado por seis UAPS, sendo elas: Santos Dumont, Maria Lúcia Gregório, Candidés, Icaraí, Ipiranga e Central. Com a capacitação gradativa dos profissionais médicos, a estratégia é ampliar a oferta do procedimento para outras unidades de saúde.

Segundo a referência técnica da Política de Planejamento Sexual e Reprodutivo da Atenção Primária à Saúde, Vilânia Cristina, a ampliação do acesso ao DIU com cobre é uma estratégia que contribui para reduzir a ocorrência de casos de gravidez indesejada e consequente abortos provocados, exercendo grande impacto na morbimortalidade materna e infantil. “Humanizar o atendimento e a qualificação da atenção em planejamento reprodutivo é primordial para uma contracepção mais eficiente e eficaz com autonomia para as mulheres decidirem o melhor momento para o retorno à fertilidade”, reforçou.

Dispositivo Intra-Uterino

A oferta universal de métodos para planejamento reprodutivo é uma das formas de garantir os direitos sexuais e reprodutivos, sendo o DIU um método contraceptivo de alta eficácia. O DIU é um método contraceptivo de longa duração. O DIU com cobre, quando inserido dentro do útero, exerce ações locais que evitam a gestação, apresentando-se como um método seguro. Pode ser usado em qualquer idade do período reprodutivo, sem a necessidade da intervenção diária da mulher e sem prejudicar a fertilidade futura.